Fidelidade no Amor

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A Família Escolápia celebra, com muita alegria, a Canonização de Padre Faustino Míguez, escolápio, fundador do Instituto Calasâncio Filhas da Divina Pastora, em 15 de outubro. No Brasil, essa data coincide com uma comemoração especial: o Dia do Professor/da Professora, tornando-se pois, duplamente festiva. Padre Faustino amou profundamente a Escola Pia e foi fiel ao carisma de educador, dedicando-se à educação com muito zelo. Inspirado pelo Espírito, fundou a Congregação das Filhas da Divina Pastora, com a finalidade de educar integralmente as meninas e moças e trabalhar pela promoção da mulher.

Como estudioso, Padre Faustino conheceu e sentiu, como um homem do povo e para o povo, dedicado ao seu ensino. Sua vida é a história de um homem a quem o amor de Deus se transformou em um instrumento simples em suas mãos, ao serviço dos pequenos, necessitados e marginalizados da sociedade. Em seus passos, ele se tornou um verdadeiro "discípulo do Divino Mestre".

Para Faustino, a fidelidade é entendida como a lealdade que se deve às suas afeições, a si mesmo, aos outros e ao Outro (Deus). Ela requer memória, vontade, constância, gratidão ao amor recebido e dado, a um amor compartilhado. A vida de Faustino Míguez é um claro exemplo de fidelidade ao amor que compromete toda a pessoa em todas as suas dimensões.

Sugestões de filmes sobre Faustino:

Escolápios Brasil
Rua Armindo Batista Pereira, 13 - Fernão Dias
Belo Horizonte/MG - Brasil - CEP: 31910-400
secretariaprovincial@escolapios.org.br
55 (31) 3317-7426

Siga-nos nas redes sociais

Pesquisar