São Faustino, rogai por nós!

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Que a canonização do Pe. Faustino nos impulsione a querer viver em autenticidade o nosso seguimento de Jesus.

O 15 de outubro foi um grande dia para toda família Calasância. Nessa data, o Papa Francisco declarou Santo o Padre Escolápio, Faustino Míguez, juntamente com a canonização dos primeiros mártires brasileiros, os padres Andrés de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, o leigo Mateus Moreira e outros 27 companheiros, o Pe. Ângelo da Acri, OFM e as crianças mártires mexicanas de Tlaxcala, Cristóbal, Antônio e Juan.

A Eucaristia presidida por Sua Santidade, o Papa Francisco, foi concelebrada pela causa do Pe. Faustino, pelos bispos das dioceses em que o Instituto está presente e que estão ligados à família Calasância; pelo Pe. Pedro Aguado, Padre Geral da Escola Pia, Pe. Andrés Valência, Postulador da causa; mais de setenta escolápios de todo o mundo e outros sacerdotes relacionados às nossas comunidades.

A comissão diplomática que participou da Eucaristia foi formada pelo Embaixador da Espanha junto da Santa Sé; os prefeitos de Celanova e Ourense; o delegado de Ourense, bem como, um representante do governo da Comunidade de Madri.

Um dos momentos mais emocionantes da celebração para quase dois mil peregrinos calasâncios foi a leitura do Breve Pontifício por meio do qual o Papa inscreve oficialmente no Catálogo dos Santos o Pe. Faustino: "Em homenagem à Santíssima Trindade, para exaltar a fé católica e o crescimento da vida cristã, com a autoridade de nosso Senhor Jesus Cristo, os Santos Apóstolos Pedro e Paulo e a Virgem, depois de ter refletido longamente, invocando, muitas vezes, a ajuda divina e ouvindo o parecer de inúmeros irmãos no Episcopado, declaramos e definimos Santos os Beatos Faustino Míguez (...) e os inscrevemos no catálogo dos Santos, e estabelecemos que, em toda a Igreja, sejam devidamente honrados entre eles. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo."

Com a benção final, os peregrinos da Praça de São Pedro explodiram, exultando de alegria, em aplausos e cantos. Agora podemos dizer: SÃO FAUSTINO MÍGUEZ, ROGAI POR NÓS!

Texto adaptado de: Instituto Calasancio

Clique e veja as fotos.