Ordenação Presbiteral de um escolápio brasileiro

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

“Não fostes vós que me escolhestes, ao contrário, Eu vos escolhi a vós.” Jo15,16

A Ordenação Presbiteral de Alex de Sousa Nunes aconteceu no dia 25 de novembro, na presença escolápia de Belo Horizonte.

Alex teve seu primeiro contato com os Padres Escolápios e iniciou o processo vocacional na Ordem das Escolas Pias no ano de 2008. Durante o pré-noviciado, realizou experiências marcantes na presença Escolápia de Belo Horizonte, destaque para as atividades de catequese. No ano de 2010, foi enviado à Colômbia, na presença escolápia de Nazaret e, na cidade de Bogotá, realizou seu ano de Noviciado. Realizou ainda um período de experiência na Bolívia. A data da ordenação coincidiu com o encerramento do Ano Jubilar Calasâncio.

A celebração de ordenação, que aconteceu no colégio São Miguel Arcanjo, foi presidida por Dom João Justino, Arcebispo coadjutor da cidade de Montes Claros, e concelebrada pelos religiosos escolápios: Pe. Javier Aguirregabiria, Superior Provincial de Brasil Bolívia, os padres Jésus Enivaldo e Vitorino, da presença de Belo Horizonte, os padres Arilson e Maurício, de Governador Valadares e os padres José Luís e José Carlos, de serra. A Fraternidade Escolápia e as comunidades cristãs das presenças escolápias participaram desse momento especial, juntamente com os pais do Alex, Antônio Marcos e Idalina, e outros familiares. Religiosos de outras congregações, amigos da Família Escolápia, também se fizeram presentes. Foi uma grande festa em honra a Deus pelo itinerário vocacional de Alex e sua resposta positiva ao chamado do Senhor.

Dom João Justino destacou que o ministério presbiteral precisa ser vivido na profunda comunhão com Deus, na escuta da palavra, na escuta e no cuidado do irmão mais necessitado. Pontuou ainda sobre a força da eucaristia na vida de cada um de nós, na comunhão com Cristo que se fez alimento para nós e que ofereceu a sua vida. E, por último, destacou a importância da comunidade na vida dos religiosos.

No final da celebração, o Pe. Alex fez um agradecimento especial a todos aqueles que contribuíram para a sua caminhada vocacional, aos padres escolápios, catequistas e aos seus pais. O ministro ordenado representa o homem da palavra, da vivência e anúncio do evangelho. Aquele que colocou sua vida ao serviço da Palavra de Deus e da construção de um mundo mais justo e humano baseado nos ensinamentos de Jesus.

Reunidos em comunidade de fé, pelo amor que o Pai nos dedicou e pela nossa vocação calasância, pedimos que o “Sim” dos nossos religiosos continue motivando mais seguidores e seguidoras do Evangelho para Educar, Anunciar e Transformar.

É Calasanz inspirando o coração escolápio a viver intensamente o dom carismático recebido.

Clique e veja mais fotos

Escolápios Brasil
Rua Armindo Batista Pereira, 13 - Fernão Dias