Escolápios

Nós, escolápios, religiosos e leigos, como São José de Calasanz, nos sentimos enviados por Cristo e a Igreja a EVANGELIZAR EDUCANDO crianças e jovens, especialmente pobres, por meio da integração da fé e da cultura (Piedade e Letras) para servir à Igreja e transformar a sociedade segundo os valores evangélicos de justiça e paz.

José de Calasanz, filho caçula de Pedro Calasanz e Maria Gastón, nasceu no ano de 1557, no vilarejo de Peralta de La Sal, na Espanha. Estudou nas universidades de Lérida, Alcalá de Henares e Barcelona, conseguindo os títulos de doutor em Filosofia e Teologia. Foi ordenado padre no dia 17 de dezembro de 1583. No ano de 1592, foi para Roma, procurando benefícios eclesiásticos. Conheceu a realidade social da cidade, especialmente da periferia, envolvendo-se em atividades solidárias para ajudar as famílias mais humildes.  No ano de 1597, descobre, no bairro do Trastévere, uma escolinha paroquial levada por voluntários, e essa obra social lhe ganha o coração. A partir dessa escola, fundou as Escolas Pias. Foi o primeiro a criar uma escola para todos, financiada pelos governos da época. No dia 25 de agosto de 1648, falecia Calasanz na sua casa-colégio, situada perto da praça Navona, aos 91 anos. As crianças que estudavam no colégio espalharam por todos os cantos da cidade a notícia, ao grito de “o santo faleceu”.

José de Calasanz iniciou em Roma uma escola para as crianças pobres, em 1597. Os colaboradores eram alguns padres e leigos voluntários. Quando passaram vinte anos e o fundador ia completar os sessenta de idade, pensou na continuidade, expansão e futuro da escola que fundou. Era o ano 1617. Escreveu umas constituições para tal finalidade e as apresentou ao papa quem as aprovou. Nasciam assim as Escolas Pias como congregação religiosa que, em 1621, transformar-se-iam em ordem. Escola Pia significa uma escola popular, aberta a todos e que oferece uma educação que abrange todas as dimensões do ser humano.

Os religiosos escolápios pertencem à Ordem Religiosa das Escolas Pias fundada por São José de Calasanz para dar continuidade à escola que ele fundou. Aos três votos religiosos, ele acrescentou um quarto voto que é se dedicar ao ministério de educação. Os religiosos escolápios vivem em comunidade e participam da missão evangelizadora da Igreja a partir do carisma e da missão escolápia.

A Fraternidade Escolápia é formada por religiosos, leigos e leigas que compartilham o carisma escolápio a serviço da missão e participam em pequenas comunidades cristãs escolápias, para fortalecer a própria vocação cristã e a específica escolápia. Nessas pequenas comunidades, acontecem os encontros semanais para partilhar a oração, a reflexão cristã e a vida – missão. Os membros participam da missão escolápia e, antes de fazer parte da Fraternidade, têm um tempo de discernimento pessoal em comunidade.

participao

Cooperação: Trata-se de pessoas que impulsionam a missão escolápia com uma colaboração estimulante e eficaz. Essa é a modalidade em que se encontra a maioria dos nossos colaboradores.

Missão Compartilhada: Pessoas que se identificam com a missão escolápia a partir de uma opção de fé e de compromisso, vivenciada como resposta a um convite. Supõe um itinerário de preparação e um sinal de compromisso mútuo.

Integração Carismática: Compartilha-se o carisma escolápio com a espiritualidade, missão e vida que lhe são próprias. Hoje, a Fraternidade Escolápia é a plataforma principal em que se encarna essa modalidade. A pertença à Fraternidade traz em si a integração carismática nas Escolas Pias.

Integração Carismática e Jurídica: Há leigos e leigas que, a partir de sua integração carismática estabelecem compromissos jurídicos com a Ordem das Escolas Pias. Nesse caso, adquirem os direitos e obrigações que se acordaram no estatuto correspondente. Recebem o nome de “Escolápios Leigos”.

Existe a possibilidade de uma vinculação jurídica institucional através de entidades fundadas por demarcações da Ordem e Fraternidades Escolápias, a fim de desenvolver a missão escolápia.

Os escolápios, em comunhão com a Igreja, oferecem a participação na missão escolápia, em modalidades diversas, de acordo com o sentimento e a decisão de cada um. Isso significa abrir espaço para construir um SUJEITO da missão mais amplo e consolidado, envolvendo religiosos e leigos (as). A exemplo de Jesus que chamava a participar na missão de evangelizar e formava os discípulos para que fossem missionários, também os escolápios chamamos a participar da missão e oferecemos formação para construir um sujeito mais consciente, forte, identificado, motivado e eficaz.

A Comunicação de Escolápios Brasil acompanha a comunicação geral das mídias escolápias, principalmente, da Província Brasil-Bolívia, de Escolápios 21 e de Scolopi.org. Eis os principais links de nossas plataformas de missão.

LINKS ESCOLÁPIOS

Presença Belo Horizonte