Escolápios

Nós, escolápios, religiosos e leigos, como São José de Calasanz, nos sentimos enviados por Cristo e a Igreja a EVANGELIZAR EDUCANDO crianças e jovens, especialmente pobres, por meio da integração da fé e da cultura (Piedade e Letras) para servir à Igreja e transformar a sociedade segundo os valores evangélicos de justiça e paz.

 

José de Calasanz, filho caçula de Pedro Calasanz e Maria Gastón, nasceu no ano de 1557, no vilarejo de Peralta de La Sal, na Espanha. Estudou nas universidades de Lérida, Alcalá de Henares e Barcelona, conseguindo os títulos de doutor em Filosofia e Teologia. Foi ordenado padre no dia 17 de dezembro de 1583. No ano de 1592, foi para Roma, procurando benefícios eclesiásticos. Conheceu a realidade social da cidade, especialmente da periferia, envolvendo-se em atividades solidárias para ajudar as famílias mais humildes.  No ano de 1597, descobre, no bairro do Trastévere, uma escolinha paroquial levada por voluntários, e essa obra social lhe ganha o coração. A partir dessa escola, fundou as Escolas Pias. Foi o primeiro a criar uma escola para todos, financiada pelos governos da época. No dia 25 de agosto de 1648, falecia Calasanz na sua casa-colégio, situada perto da praça Navona, aos 91 anos. As crianças que estudavam no colégio espalharam por todos os cantos da cidade a notícia, ao grito de “o santo faleceu”.

José de Calasanz iniciou em Roma uma escola para as crianças pobres, em 1597. Os colaboradores eram alguns padres e leigos voluntários. Quando passaram vinte anos e o fundador ia completar os sessenta de idade, pensou na continuidade, expansão e futuro da escola que fundou. Era o ano 1617. Escreveu umas constituições para tal finalidade e as apresentou ao papa quem as aprovou. Nasciam assim as Escolas Pias como congregação religiosa que, em 1621, transformar-se-iam em ordem. Escola Pia significa uma escola popular, aberta a todos e que oferece uma educação que abrange todas as dimensões do ser humano.

Os religiosos escolápios pertencem à Ordem Religiosa das Escolas Pias fundada por São José de Calasanz para dar continuidade à escola que ele fundou. Aos três votos religiosos, ele acrescentou um quarto voto que é se dedicar ao ministério de educação. Os religiosos escolápios vivem em comunidade e participam da missão evangelizadora da Igreja a partir do carisma e da missão escolápia.                             

A Fraternidade Escolápia é formada por religiosos, leigos e leigas que compartilham o carisma escolápio a serviço da missão e participam em pequenas comunidades cristãs escolápias, para fortalecer a própria vocação cristã e a específica escolápia. Nessas pequenas comunidades, acontecem os encontros semanais para partilhar a oração, a reflexão cristã e a vida – missão. Os membros participam da missão escolápia e, antes de fazer parte da Fraternidade, têm um tempo de discernimento pessoal em comunidade.

 

 

 

 

 

participao

Cooperação: Trata-se de pessoas que impulsionam a missão escolápia com uma colaboração estimulante e eficaz. Essa é a modalidade em que se encontra a maioria dos nossos colaboradores.

Missão Compartilhada: Pessoas que se identificam com a missão escolápia a partir de uma opção de fé e de compromisso, vivenciada como resposta a um convite. Supõe um itinerário de preparação e um sinal de compromisso mútuo.

Integração Carismática: Compartilha-se o carisma escolápio com a espiritualidade, missão e vida que lhe são próprias. Hoje, a Fraternidade Escolápia é a plataforma principal em que se encarna essa modalidade. A pertença à Fraternidade traz em si a integração carismática nas Escolas Pias.

Integração Carismática e Jurídica: Há leigos e leigas que, a partir de sua integração carismática estabelecem compromissos jurídicos com a Ordem das Escolas Pias. Nesse caso, adquirem os direitos e obrigações que se acordaram no estatuto correspondente. Recebem o nome de “Escolápios Leigos”.

Existe a possibilidade de uma vinculação jurídica institucional através de entidades fundadas por demarcações da Ordem e Fraternidades Escolápias, a fim de desenvolver a missão escolápia.

Os escolápios, em comunhão com a Igreja, oferecem a participação na missão escolápia, em modalidades diversas, de acordo com o sentimento e a decisão de cada um. Isso significa abrir espaço para construir um SUJEITO da missão mais amplo e consolidado, envolvendo religiosos e leigos (as). A exemplo de Jesus que chamava a participar na missão de evangelizar e formava os discípulos para que fossem missionários, também os escolápios chamamos a participar da missão e oferecemos formação para construir um sujeito mais consciente, forte, identificado, motivado e eficaz. 

 

 

 

A Comunicação de Escolápios Brasil acompanha a comunicação geral das mídias escolápias, principalmente, da Província Brasil-Bolívia, de Escolápios 21 e de Scolopi.org. Eis os principais links de nossas plataformas de missão.

 

LINKS ESCOLÁPIOS

Presença Belo Horizonte

Site - Colégio São Miguel Arcanjo

Fanpage – Colégio São Miguel Arcanjo

Fanpage – Paróquia São Marcos

Fanpage – Centro Educativo Social Escolápios - Itaka BH

 

Presença Governador Valadares

Site – Colégio Ibituruna

Fanpage – Colégio Ibituruna

Site – Paróquia Nossa Senhora das Graças

Fanpage – Paróquia Nossa Senhora das Graças

Fanpage – Itaka GV

 

Presença Serra

Site – Paróquia São José de Calasanz

Fanpage – Paróquia São José de Calasanz

Fanpage – Centro Social São José de Calasanz Serra

 

Links Escolápios no mundo

Site - Scolopi

Fanpage - Scolopi

Site – Escolápio Brasil/ Bolívia

Fanpage - Escolápios Brasil/ Bolívia

Fanpage - Movimento Calasanz

Site – Escolápios 2.1

Fanpage  - ESCOLÁPIOS 2.1

Site – Fundação Itaka

 

Links Igrejas Brasil e Bolívia

Site – Vaticano

Site – CNBB

Site -  Conferência dos Religiosos do Brasil

Site - Conselho Episcopal Latinoamericano – Celam

Site - Conferência Episcopal Boliviana – CEB

Site - Sistema de Informação das Igrejas Católicas na Bolívia

Site - Conferência Boliviana de Religiosos e Religiosas – CBR

 

                                                                                            Logos das Obras Escolápias Brasil

Província Brasil Bolívia

Fraternidade Escolápia do Brasil

Itaka 

Movimento Calasanz 

Pastoral Vocacional Escolápia 

Colégio São Miguel Arcanjo

Colégio Ibituruna

Paróquia Nossa Senhora das Graças 

Paróquia São Marcos 

Paróquia São José de Calasanz 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Escolápios Brasil
Rua Armindo Batista Pereira, 13 - Fernão Dias
Belo Horizonte/MG - Brasil - CEP: 31910-400
secretariaprovincial@escolapios.org.br
55 (31) 3317-7426

Siga-nos nas redes sociais

Pesquisar