Notícias

A família escolápia, membros dos vários institutos da Família Calasância, representados pelos superiores e outros religiosos, agradeceu a Deus pela canonização de Padre Faustino, membro da família, numa íntima eucaristia presidida pelo Pe. Pedro Aguado, Superior Geral das Escolas Pias, e concelebrada pelos Escolápios, Cavanis e Kalasantiner.

Após a saudação inicial do Padre Geral, realizou-se um rito de bênção da imagem de São Faustino Míguez, colocada na Igreja de San Pantaleón, onde descansam os restos de Calasanz. Depois da proclamação evangélica das bem-aventuranças, fez-se a oração de bênção e aspersão sobre a imagem do novo santo, concluindo com a oração a São Faustino por Madre Sacramento Calderón, Superiora Geral do Instituto Calasâncio:

Durante a homilia, Padre Pedro assinalou que celebramos a própria liturgia de Calasanz e nos lembrou as palavras que o Papa Francisco lhe dirigira quando declarou o Ano do Jubileu Calasâncio: "Comemorem seu jubileu, olhando para as crianças, para os jovens e para a missão”. Afirmou que "quando a Igreja canoniza, nos dá uma mensagem clara: somos chamados à santidade, e a santidade é tentar viver, fazendo a vontade de Deus, um desafio que nos supera. É por isso que a santidade nunca é o resultado de nossos esforços, mas um presente generoso que Deus nos dá, para nos sustentar nesses esforços. E temos um exemplo claro em São Faustino. Um bom filho de Calasanz que soube estar, em toda a vida, disponível para o que Deus lhe pedia".

No final da Eucaristia, Madre Sacramento e Padre Pedro dirigiram algumas palavras aos presentes. Enfatizando que "permanecer fiel no amor desde a vocação pessoal é a mensagem do novo santo” e expressando a alegria pela participação numerosa de representantes de todas as Congregações Calasianas na celebração. "Que o Senhor nos conceda um pouco de seu espírito (de S. Faustino Míguez) para nos tornar os filhos de Calasanz que estamos chamados a ser".

Com a canção do Hino a São José de Calasanz, concluiu-se a Eucaristia, uma ação de graças pela vida do novo santo. São Faustino Míguez viveu em fidelidade a Deus e aos irmãos, fazendo de sua vida uma entrega sem limites e sempre buscando a glória de Deus e a maior utilidade do próximo. Em sua vida, entendemos que se pode alcançar a Deus no serviço silencioso e simples da escola. E a Igreja reconheceu isso como um modelo de santidade. Para todos.

(Texto adaptado do Instituto Calasancio Hijas de la Divina Pastora)

 

 Clique e veja as fotos

A Paróquia Nossa Senhora das Graças realizou no dia 7 de outubro, no Colégio Ibituruna, a 8ª Ação Solidária em favor dos projetos desenvolvidos pela Obra Social Itaka Escolápios. Toda a presença de Governador Valadares: Comunidades Paroquiais, Colégio Ibituruna e Itaka Escolápios, envolveu-se nesse evento de entretenimento solidário favorecendo a participação de várias famílias e amigos.
A todos o nosso muito obrigado pela adesão e participação nessa festa.
Calasanz nos Une.
Padres Escolápios

Clique e veja as fotos.

A Pastoral do Colégio Ibituruna realizou na terça-feira, dia 17/10, uma celebração do Perdão para pais dos catequizandos de Emaús e Pentecostes, educadores e catequistas. Foi um momento de muita sensibilidade e transformação do nosso viver ao buscar pela reconciliação com Cristo. Alimentados pela Palavra do evangelho de Mt. 5, 13-16, refletimos sobre ser sal e luz na vida de nossos irmãos e também, com nosso agir, com o nosso ser, colaborando na construção do Reino de Deus. Em seguida, Padre Maurício abençoou a cruz dos catequizandos, que será usada no dia do Sacramento como sinal de pertença a Cristo ressuscitado. Enfim, a celebração do perdão significou para nós um novo sentido que devemos dar para nossa vida: redistribuir o amor de Deus para todos!

Clique aqui e veja as fotos.

Anunciar o Evangelho e doar a própria vida! ( 1ª Tessalonicenses 2,8)

No Recanto Calazans de GV, neste domingo dia 15/10, aconteceu com festa a convivência e o encontrão das famílias dos grupos de círculos bíblicos da paróquia, onde estiveram presentes aproximadamente 300 pessoas entre adultos, jovens e crianças, tudo num clima de muita partilha e muita alegria.

Logo após o café tivemos o momento de oração conduzido pelo Pároco                                                                                       padre Mauricio onde refletimos o Salmo 06 que nos fala sobre um Deus libertador, sendo muito bem partilhado. Destaco dois pontos que me chamou atenção: o primeiro foi quando nos foi anunciado que a paróquia continuaria contando com suas sete comunidades (a alegria dos presentes foi indescritível) e a segunda foi quando o padre Mauricio falou que o bem maior da igreja, da nossa paróquia, não são os bens materiais e sim o ser humano; as pessoas que ali estavam. Ficamos muito felizes, pois estamos vivendo tempos difíceis onde percebemos a desvalorização do ser humano. E saber que temos uma igreja que nos acolhe e um Deus libertador que nos ama incondicionalmente, faz a diferença.

Logo após o momento de oração foram liberados para o lazer, onde se enturmaram para jogos, piscina e brincadeiras, depois foi partilhado o almoço e no final da tarde fizemos o sorteio de uma ação entre amigos e sorteio de alguns brindes. Logo após o lanche voltamos para nossas casas com ânimos renovados e com a certeza de que um mundo melhor é possível e que só depende de nós, da minha disposição em me colocar a serviço do irmão, quer seja no anuncio da boa nova ou participando da comunidade ativamente que também não deixa de ser um anuncio da boa nova que é JESUS.

Os círculos bíblicos têm como objetivo estudar, refletir, partilhar, vivenciar e colocar em pratica a palavra de Deus no anuncio, na animação e participação na comunidade onde está inserido. Se você ainda não conhece ou até mesmo não sabe o que é um circulo bíblico, procure a sua comunidade e venha conhecer. Ninguém ama aquilo que não conhece. Estaremos sempre de portas abertas para recebê-lo.

Clique e veja as fotos.

Escolápios Brasil
Rua Armindo Batista Pereira, 13 - Fernão Dias
Belo Horizonte/MG - Brasil - CEP: 31910-400
secretariaprovincial@escolapios.org.br
55 (31) 3317-7426

Siga-nos nas redes sociais

Pesquisar