Dia de Convivência do Colégio Ibituruna

Um encontro cheio de espiritualidade e formação para os alunos

A ética não se ocupa em saber como se alimentar melhor, qual a maneira mais recomendável

de se proteger do frio ou o que fazer para atravessar um rio sem se afogar, todas as questões muito importantes, sem dúvida,

para a sobrevivência em determinadas circunstâncias; o que interessa à ética é como viver bem a vida humana,

a vida que transcorre entre humanos. (SAVATER, Fernando. Ética para meu filho.)

Partindo desse pressuposto de viver a ética na vida humana, a Pastoral do Colégio Ibituruna organiza o Dia de Convivência para todos os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio no Recanto Calasanz. A proposta desse dia é planejada com foco na formação plena do estudante, a fim de realizarmos atividades de caráter educativo e espiritual, refletindo as quatro dimensões relacionais: consigo mesmo, com o outro, com a natureza e com Deus.

A etimologia da palavra Convivência está na ação de conviver; modo de vida em que se pode partilhar; vida em comum; convívio diário; compartilhar o pão; comungar. Sendo assim, o Colégio Ibituruna busca orientar aos estudantes que a convivência, em nossa escola, passa pelo sentido de coexistir com inúmeras pessoas num mesmo espaço e, além disso, reconhecer a diversidade presente.

Pensando nisso, se faz necessário refletir sobre nossa convivência com o próximo a partir de temáticas específicas ao contexto das turmas de nossa instituição. O planejamento dos encontros acontece em parceria com o setor pedagógico, consolidando, ano após ano, um projeto que visa refletir, contíguo aos estudantes, sua existência na procura de um mundo mais humano, justo, fraterno e solidário.

Esse dia é apresentando a eles como uma oportunidade muito especial para amadurecer pessoalmente e nas relações com o grupo, com a natureza e na espiritualidade. A motivação é imprescindível, esclarecendo a importância do momento e pedindo a colaboração para o bem de todos. Com isso, os educadores envolvidos observam as atitudes de cada aluno para melhor conhecê-lo, pois se trata de uma oportunidade extraordinária para depois poder ajudá-lo.

Enfim, o Dia de Convivência acontece com o intuito de que os estudantes descubram nas palavras de São José de Calasanz o ser cristão com um estilo de ser e estar no mundo à luz do Evangelho.

Clique e veja as fotos

Escolápios Brasil