Auto de Calasanz

“Sonoro Despertar– 2017”

José de Calasanz foi um homem singular na história da Educação; homem de Deus que brilha na história da Fé por sua entrega total a serviço dos pequenos. Tudo aconteceu no esplendor do Renascimento, no final do século XVI e princípio do XVII. Descobriu a educação como o alicerce para construir uma sociedade transformada; educação de qualidade para todos, principalmente para os pequenos excluídos. Para eles, criou a Primeira Escola Popular e Gratuita da Europa.

Seu Lema: “Piedade e Letras” ou, como hoje dizemos, “Fé e Cultura”.

Sonoro Despertar, ao completar 18 anos, se sente parte dessa história. A música é nossa maneira de atualizar seu carisma; até porque a escola de Calasanz abriu o caminho da vida para muitas crianças através da educação musical. No Auto de Calasanz, encerrando o Ano Jubilar Escolápio, nossa música é para ele, como expressão agradecida do que vamos aprendendo no Sonoro Despertar: música, convivência entre amigos, harmonia que cria beleza e fortalece a vontade de viver; agradecemos o despertar de nossos melhores sentimentos, de forma bela e sonora.

O Auto de Calasanz é uma delicada aproximação ao interior de Calasanz, para descobrir melhor, através da música, a profundidade de sua fé, a paixão que marcou o rumo de sua vida frente à dura realidade da pobreza e o abandono de muitas crianças e adolescentes, no final do século XVI. Seu coração se deixou tocar pelas múltiplas carências de uma sociedade pouco sensível à realidade dos pequenos; e, no rosto suplicante desses pequenos, encontrou a Deus; criou uma escola popular e gratuita onde toda criança podia brincar, conviver, estudar, construir seu futuro e ser feliz. Esse recital pretende ser um relato musical da experiência interior que marcou sua vida, uma lembrança feliz do homem que foi Boa Notícia para os pequenos; é, também, um grito em favor da educação de qualidade para todos, sem discriminação, como ele queria.

Escolápios Brasil
Rua Armindo Batista Pereira, 13 - Fernão Dias