Assembleia Paroquial em Serra

Nos dias 15 e 16 de janeiro, aconteceu a Assembleia Paroquial na Paróquia São José de Calasanz. A assembleia foi aberta a todas as comunidades com o objetivo de sonhar e planejar o ano de 2018. No primeiro momento, foram relembrados passos importantes do ano de 2017, tais com:

- Na vida dos Padres Escolápios: animar, cuidar e acompanhar os quatro jovens que entrarão no Pré-noviciado; preparar a casa para a chegada do Pe. Alex.

-  Na vida da Paróquia: criar a Pastoral do Alimento; criar a Pastoral do Idoso.

- Na vida do “Centro Social São José de Calasanz”: implantar o novo programa ‘CulturArteCalasanz’; iniciar o novo programa ‘MAC’, nossa escola de aprendizagem!

- Na Fraternidade Escolápia: constituir mais um grupo da Fraternidade com 16 membros. Em seguida, foram definidas diretrizes e prioridades da ação evangelizadora para o ano de 2018:

1. Ano do laicato:

- Tema: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino”.

- Lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo”.

- Objetivo: “Como Igreja, Povo de Deus, celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade”.

1. CF: “Fraternidade e superação da violência” - “Em Cristo somos todos irmãos”
  2. a) Formação a todos os níveis; b) Coleta especial; c) Gesto concreto.
  1. Festas dos Padroeiros: maior presença de todas as Comunidades.
  1. “Missão Senegal”: ajudar a construir uma Escola para os mais pobres.
  1. Crescer como Comunidades (buscar o povo que falta) e crescer no Dízimo.
  1. Impulsionar o Movimento Calasanz: fortalecer o Batismo, Catequese, Perseverança, Crisma e PJ.
  1. Investir na formação de Catequistas: quartas; Retiro; Escola de Teologia; CDL.
  1. Crescer na Fraternidade Escolápia: convocar e constituir mais um grupo.
  1. Expandir o Centro Social: mais turmas ‘MAC’ e nova edição do ‘CulturArte C.’
  1. Cuidar da Família: Ação conjunta da PF junto à catequese e ao CS; Retiro especial para casais; janta para os casais.
  1. “Pastoral Carcerária”: colaborar com a Past. Carcerária da Área (Diac. Vando).
  1. Presença nas Escolas dos nossos bairros: ações para que os adolescentes/jovens cresçam na consciência crítica e para educar em valores.
  1. Eventos e celebrações na rua: evangelizar a rua (Via Sacra, Auto de Calasanz).
  1. Iniciar a “Pastoral do Canto” para animar a música nas Comunidades: criar e/ou animar cursos de violão para meninos/as; fomentar a formação musical profissional.

E, por fim, foi elaborada a programação anual, com datas, horário e local de eventos, festas, confraternizações e formações que ocorrerão durante todo o ano de 2018. A programação completa em breve estará disponível no site da Paróquia: http://www.paroquiasjc.com.br.

Escolápios Brasil
Rua Armindo Batista Pereira, 13 - Fernão Dias