Obras

Colégio Ibituruna

Colégio fundado em 1938, no ano que nasceu a cidade de Governador Valadares, pelos irmãos Salles. Depois de passar pela direção dos Frades Franciscanos e pela Diocese de Diamantina, em 1952, foi entregue aos cuidados dos Padres Escolápios. Hoje, acolhe alunos a partir dos dois anos, oferecendo o conjunto do ensino regular e o cursinho pré-vestibular. Junto com a dimensão pedagógica, conta com um serviço para a dimensão pastoral e espiritual. A dimensão administrativa oferece suporte para toda a ação educativa.

 


Colégio São Miguel

Colégio fundado em 1951, após a chegada dos primeiros padres escolápios ao Brasil, em julho e novembro de 1950. No início de 1951, os padres alugaram uma casa na Avenida Tocantins, hoje Av. Assis Chateaubriand, 499 e iniciaram as aulas com três turmas do Ensino Fundamental, assumindo cada padre uma turma. Depois, os padres conseguiram comprar o terreno onde se encontra o colégio, pagando, em parte, com bolsas de estudo, ao longo de trinta anos, para as famílias que venderam os terrenos. Atualmente, acolhe alunos a partir dos dois anos, oferecendo o conjunto do ensino regular e o cursinho pré-vestibular. Junto com a dimensão pedagógica, conta com um serviço para a dimensão pastoral e espiritual. A dimensão administrativa oferece suporte para toda a ação educativa.


Paróquia São Marcos

Os padres escolápios que moravam no colégio São Miguel ajudavam na periferia oferecendo serviços pastorais gratuitamente, na região onde se encontra a paróquia. No ano 1977 foi fundada a Paróquia São Marcos e em 1984 o arcebispo entregou-a aos padres escolápios. Destacou, sempre, pelas liturgias bem preparadas, o cuidado com a catequese, a formação de lideranças e o impulso com as pastorais sociais.


Paróquia Nossa Senhora das Graças

Fundada em 1958, abrangia toda a área “além do mergulhão”. Os padres escolápios que moravam no Colégio Ibituruna prestavam assistência pastoral nessa região que vinha crescendo em número de habitantes e em bairros novos que iam se formando. No ano 1974, a diocese entregou a paróquia aos padres escolápios. Além das celebrações litúrgicas, organizou-se admiravelmente a catequese para todas as idades, os círculos bíblicos, os conselhos de pastoral em cada comunidade e na paróquia como um todo, a formação de lideranças, as pastorais sociais, o dízimo e as visitações. É considerada hoje como uma das paróquias melhor organizadas e com excelente nível de vida pastoral e espiritual da região.


Paróquia São José de Calasanz

Fundada em 2008, os padres escolápios assumem como missão a Paróquia São José de Calasanz. São 10 as comunidades que funcionam como uma rede de comunidades: São Sebastião, São João Batista, Santa Luzia, Nossa Sra. das Graças e Nossa Sra. de Lourdes, no bairro Feu Rosa e  Nossa Sra. Aparecida,  Santa Rosa de Lima, Santa Clara, São Jorge e São João Batista, no bairro Vila Nova de Colares. Perante os desafios, as CEBs da Paróquia São José de Calasanz respondem com pastorais, atividades e propostas que tentam resgatar a vida do povo sofredor, sobretudo dos menores e dos mais pobres. Entre elas, destacam-se as iniciativas em favor das crianças e jovens: o Centro Social, a Catequese, a Crisma, a Pastoral da Criança, a Pastoral da Juventude, o Programa Jovens Urbanos e o Batismo. A Paróquia zela pela formação dos agentes e acolhida ao povo de Deus.

  • Projeto Pastoral Paróquia São José de Calasanz

Centro Social Itaka

Um centro social escolápio é uma obra que se orienta a partir da missão escolápia: Evangelizar educando crianças e jovens, preferentemente pobres, para transformar a sociedade. Trata-se de uma obra denominada como de “educação não formal”, que desenvolve as grandes linhas de ação da evangelização, da educação e da transformação social.

Colégio Cocapata

Em breve


Colégio Anzaldo

Em breve


Colégio São Rafael (Cochabamba)

Em breve


Colégio Santiváñez

Em breve


Paróquia São Rafael (Cochabamba)

Em breve


Paróquia Cocapata

Em breve


Paróquia Anzaldo

Em breve


Internato Cocapata

Em breve


Internato Anzaldo

Em breve


Escolápios Brasil
Rua Armindo Batista Pereira, 13 - Fernão Dias
Belo Horizonte/MG - Brasil - CEP: 31910-400
secretariaprovincial@escolapios.org.br
55 (31) 3317-7426

Siga-nos nas redes sociais

Pesquisar