São José de Calasanz

12 de Outubro - Nossa Senhora Aparecida

12 de Outubro - Nossa Senhora Aparecida

No próximo dia 12 de outubro é celebrado o dia da Padroeira do Brasil, o dia de Nossa Senhora Aparecida.

 

No ano de 1717, alguns homens saíram a pescar, numa época escassa de peixe e também de condições econômicas e sociais pouco favoráveis. Ao chegar ao Porto de Itaguaçu, após tentativas frustradas, lançaram as redes e a primeira coisa que conseguiram pescar foi o corpo de uma imagem quebrada, na altura do pescoço. Na segunda tentativa que lançaram as redes, pescaram a cabeça da mesma imagem. Juntando as duas partes viu-se que se tratava de Senhora da Conceição. Depois de encontrarem a Imagem, a pesca de peixes foi abundante e os pescadores intuíram a presença e ação de Deus naquele acontecimento singular.

 

Em função desse ocorrido no rio Paraíba, o povo do lugar chamou a imagem de “Aparecida”, nome consagrado pela devoção popular, chegando a ser proclamada Rainha (1904) e Padroeira do Brasil (1930), sendo o Santuário declarado de âmbito nacional (1984), pela CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

 

Nossa Senhora Aparecida foi achada por homens simples, pescadores de uma comunidade povoada por negros, portugueses e índios, dessa forma era de se esperar que a devoção a imagem  de uma Nossa Senhora morena ganhasse força.

 

Hoje, o Santuário de Aparecida é um grande centro de evangelização, visitado por milhares de pessoas de todo o Brasil e até de outros países. Os religiosos Redentoristas são os responsáveis pelo santuário.

 

A Padroeira do Brasil é negra e simboliza de forma bonita as dimensões de um país continental, em que há povos de diversas origens. Simboliza a força de um povo sofrido e oprimido em diversas épocas da história e que não se cansa de lutar pelo direito de uma vida mais humana e justa.

 

Virgem Morena rogai por nós!!!

 

Fonte histórica: Site do  Santuário Nacional de Aparecida