25 de Agosto - Dia de São José de Calasanz

“Hoje, 25 de agosto, celebramos com alegria a nosso Santo Padre Calasanz, fundador das Escolas Pias. Para todos nós, hoje, é, acima de tudo, de ação de graças a Deus pela vida, a obra e o carisma de Calasanz.

Em Calasanz nos reunimos todos os religiosos Escolápios, todos os membros das Fraternidades Escolápias e todas as pessoas que, desde diversas vocações e itinerários, reconhecem em Calasanz um presente de Deus para a sua vida e sua fé. Por isso, nos reunimos na oração e no sentimento de gratidão.

"Obrigado, Pai, por São José de Calasanz! Obrigado porque através de sua vida nos ensinas o evangelho e chama-nos a seguir os passos de seu Filho Jesus. Obrigado porque fortalecestes a Calasanz, dia a dia, para que ele pudesse realizar o seu plano de amor para as crianças, os jovens e os pobres. Graças porque concedestes a ele um espírito forte para o trabalho incansável pelas Escolas Pias, a obra a qual ele dedicou sua vida e na qual todos nós vivemos hoje. Obrigado por ter concedido a ele o dom da doçura às inspirações de Teu Espírito para fazer sempre a Tua vontade.

Obrigado, Senhor, pelo carisma de Calasanz, que enriquece a sua Igreja e nos atrai para o seu testemunho. Obrigado também por sua resposta às dificuldades que aconteceram, porque nos ajuda a entender o que significa dar a vida pela fé em Ti, e da convicção de que nunca abandonas seus filhos. Obrigado, porque Tu destes a ele companheiros que formaram uma comunidade que continua a acrescentar tantas pessoas tocadas pelo mesmo amor.

Obrigado, Pai, porque inspirastes em Calasanz esse profundo amor por Maria, nossa Mãe, e por este amor e alegria que vivemos como Pobres da Mãe de Deus. Através de Maria, hoje oramos por todas as Escolas Pias e por todas as pessoas que amam Calasanz, concede-nos o dom precioso de viver intensamente nossa vocação e para que estejamos sempre a serviço das crianças e jovens que colocastes em nosso caminho. "

Parabéns a todos.

A Congregação Geral das Escolas Pias.

Roma, 25 de agosto de 2014, solenidade de São José de Calasanz.

Fonte: http://www.escolapios.net