São José de Calasanz

Assembleia da Fraternidade Escolápia de Belo Horizonte

Assembleia da Fraternidade Escolápia de Belo Horizonte

A Fraternidade Escolápia é uma resposta ao chamado de Deus de sermos discípulos de Jesus e missionários do Evangelho. A proposta consiste em pequenas comunidades compartilhando vida, carisma e missão.

 

No sentido de fortalecer e amadurecer a caminhada das comunidades fraternas de Belo Horizonte, foi realizada no último domingo, 25 de outubro, no Colégio São Miguel Arcanjo, a Assembleia Local da Fraternidade Escolápia.

 

Foi uma oportunidade de refletir a caminhada a partir do Estatuto da Fraternidade e entender o sentido de vocação comum. O momento foi conduzido por Izabel de Jesus, membro do Conselho da Fraternidade do Brasil e da Fraternidade Geral, que destacou que somos seguidores e seguidoras de Jesus e que o carisma é uma graça que nos é ofertada.

 

Izabel apresentou ainda as linhas de ações aprovadas no último Capítulo da Vice-Província e os avanços que tivemos nos 6 anos de Fraternidade Escolápia no Brasil. Pontuou que os maiores desafios da equipe de animação local é acompanhar a chegada de cada pessoa, perceber o outro e proporcionar a motivação em participar.

 

A Fraternidade caminha com a Ordem Religiosa e é preciso compromisso e corresponsabilidade, colaborando com os religiosos na realização da missão. A espiritualidade escolápia e o sentimento de pertença precisam ser cultivados e fortalecidos.

 

Roseane Linhares, Coordenadora de Itaka BH, também participou e apresentou os projetos que são desenvolvidos atualmente e como a Fraternidade pode caminhar junto com a Obra Social Itaka Escolápios.

 

Ao final, Pe. Carmelo deu a bênção e convidou oos presetes a refletirem sobre a importância de estarem comprometidos com o voluntariado, pois há sempre alguém esperando pelo nosso trabalho voluntário. 

 

Após a foto oficial dos fraternos de BH, a Assembleia foi finalizada com um delicioso almoço. 

 

Agradecemos a participação de todos, em especial, a disponibilidade de Izabel e seu esposo Antônio, que gentilmente partilharam um pouco da experiência da Fraternidade Escolápia.

 

Vejas mais fotos em facebook Escolápios Brasil

 

Calasanz nos une. Vem e verás!