São José de Calasanz

Assembleia da Fraternidade Escolápia do Brasil

Assembleia da Fraternidade Escolápia do Brasil

“A adesão a Jesus leva o cristão a deixar-se invadir por ele de tal forma que as decisões e estilo de vida sejam afetados por esse encontro.”

 

Nos dias 04 e 05 de junho de 2016, a Fraternidade Escolápia do Brasil, reunida em Assembleia no Recanto Calasanz, em Governador Valadares, vivenciou dois momentos importantes na sua história: um retiro sobre A Espiritualidade e Carisma de São José de Calasanz e a Votação das Propostas de Alteração do Estatuto. O encontro foi uma oportunidade extraordinária para os fraternos das presenças de Belo Horizonte, Governador Valadares e Serra aprofundarem o estudo da espiritualidade calasância, conhecerem-se melhor, dialogarem, compartilharem experiências e alegrarem-se por estar juntos.

 

MENSAGEM DA ASSEMBLEIA

Fraternidade Escolápia em Assembleia

Calasanz queria os melhores educadores, COOPERADORES DA VERDADE, e precisava da inspiração de JESUS MESTRE, para anunciar a BOA NOVA a toda criatura. Assim como os discípulos de EMAÚS, SÃO JOSÉ DE CALASANZ sentiu o coração arder pelo chamado de Deus, colocou-se em ORAÇÃO à luz da PALAVRA. Calasanz foi um educador generoso que entregou sua vida a evangelizar na PIEDADE E LETRAS. Em SANTA DOROTEIA, tem o seu primeiro encontro com a realidade de pobreza e miséria das crianças, vivenciando o QUERIGMA e fortalecendo a comunidade. Calasanz foi trilhando o seu caminho naquele lugar que ele amava e encontrava os amigos, remetendo-nos ao lugar em que Jesus gostava de estar: BETÂNIA. Que as palavras do grande DOM HÉLDER CÂMARA possam nos ajudar a compreender a realidade e viver esse bonito processo de DISCERNIMENTO que é a vida. Que a força de SÃO MIGUEL ARCANJO esteja em todos nós. O Espírito Santo que conduziu José de Calasanz de PERALTA de la Sal a Roma, hoje, nos inspira a ser pilar da evangelização como forte BALUARTE.

 

Confira as fotos em facebook Escolápios Brasil