Centro Educativo e Social São José de Calasanz

Contexto social

Os bairros de abrangência do Centro Social Itaka Escolápios estão localizados na Região VI de planejamento da prefeitura municipal de Governador Valadares. São eles: Carapina, Esperança, Grã-Duquesa, Maria Eugênia, Monte Carmelo, Morada do Vale,  Nossa Senhora das Graças, Santa Efigênia, Santa Helena e Vale Verde. Esses bairros possuem uma população numerosa com predominância de moradores do sexo feminino e grande percentual de crianças e adolescentes. Os elevados índices de violência e drogadição também afetam muitas famílias, colocando-as em situação quase de permanente vulnerabilidade e risco social. É para as crianças e suas famílias que vivem nesses bolsões de pobreza que o centro desenvolve seus principais projetos.

Projetos Locais

Os Projetos realizados no Centro Social contribuem para que crianças e adolescentes tenham assegurados seus direitos à proteção básica e são voltados à inclusão social, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, qualificação profissional; além de oferecer espaços de convivência, lazer e troca de experiências.

Durante o ano de 2015, Itaka Escolápios – Governador Valadares realizou 332 atendimentos em ações socioassistenciais, educacionais e comunitárias.

JORNADA AMPLIADA: Contribui para a inclusão social de crianças e adolescentes por meios de atividades, propiciando o fortalecimento de vínculos e convivência familiar e comunitária.

CASA LAR: acolhimento provisório para crianças e adolescentes encaminhados pela Vara da Infância e Juventude e pelo Conselho Tutelar.

QUALIFICAÇÃO SOCIOPROFISSIONAL: Cursos de qualificação profissional e formação de competências básicas para o mercado de trabalho a partir dos 16 anos.

SOCIALIZAÇÃO: Tem como objetivo contribuir para que crianças e adolescentes tenham assegurados seus direitos à proteção social básica, oferecendo atividades socioeducativas.

PARCERIA-COMUNIDADE: Disponibilizando o espaço para eventos comunitários, onde 2.532 pessoas se fizeram presentes em 2015.

PARCERIA - EDUCAÇÃO: Iniciou-se em 2015 uma Parceria com a Escola Municipal Padre José Luiz Tadeo, atendendo a 290 crianças com idade de 2 a 5 anos nas dependências do Centro Social Itaka Escolápios.

Área Construída: 2.500m2

Infraestrutura: 3 salas de aula, laboratório de informática, laboratório de estética, sala de dança, salão multimeios, biblioteca, cozinha semi-industrial, amplo refeitório, quadra poliesportiva coberta com vestiários, praça central, terraço coberto com uma cozinha e dois banheiros, playground, salas de atendimento, administração e reuniões.

Colaboradores: 18 colaboradores diretos e indiretos, 236 sócios-colaboradores e 33 voluntários

Entre em contato conosco e seja também um colaborador!

Rua Carlos Chagas, 66, Santa Helena
Governador Valadares – MG 35.059-130