Centro Social São José de Calasanz

Contexto social

O Centro Social São José de Calasanz atende a população dos bairros de Feu Rosa e Vila Nova de Colares, marcados por altos índices de violência e bolsões de pobreza. Os bairros surgiram na década de 1980, a partir do deslocamento de populações de vilas e favelas da cidade de Vitória, afetadas por deslizamentos de terra que soterraram casas e forçaram a desocupação de muitos lares. Desamparadas pelo poder público da época, essas famílias migraram para a região, originando moradias irregulares. Há bons equipamentos públicos de educação, mas não se pode dizer o mesmo das áreas de saúde, lazer e assistência social. As crianças que frequentam a escola, geralmente, passam o resto do dia nas ruas. A região foi incluída no programa “Território da Paz” do Governo Federal, devido ao alto índice de violência e homicídio de jovens.

Projetos Locais

Os Projetos realizados no Centro Social são voltados à educação em valores e de cidadania, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, qualificação profissional, formação cultural e humana; além de oferecer espaços de convivência, lazer e troca de experiências.

Durante o ano de 2015, Itaka Escolápios – Serra realizou 654 atendimentos em ações socioassistenciais, educacionais e comunitárias.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: Atende crianças e adolescentes de 6 a 15 anos com ofertas de oficinas socioeducativas com o objetivo de fortalecer os vínculos familiares e comunitários, oficinas de artesanato, balé, capoeira, dança de rua, informática, musicalização e apoio pedagógico.

• Formação contínua dos educadores das oficinas, desenvolvendo a mística da Instituição.

• Acompanhamento à família, proporcionando fortalecimento de vínculos familiares e a geração de renda alternativa.

Inclusão Produtiva: Qualificação profissional de jovens e adultos de 16 a 35 anos, através de parceria com a Empresa Escelsa, Sebrai e Senai.

Atenção à Infância: Oficinas de educação em valores humanos e de cidadania para crianças da Escola do entorno de Itaka Serra.

Área Construída: 715.67m2
Infraestrutura: 1 sala multimeios, sala de Administração, sala do Serviço Social, 2 cozinha e 2 refeitório, 5 salas para atividades, laboratório de informática,1 Telecentro, 1 sala de leitura, 2 almoxarifado, 12 Banheiros, Área descoberta e Horta.
Colaboradores: 14 colaboradores diretos e 41 voluntários

Entre em contato conosco e seja também um colaborador!
Rua Alfredo Galeno, 98,  Vila Nova de Colares
Serra - ES 29.172-835