Colégio Ibituruna

EDUCAR É COOPERAR COM A VERDADE

A história do Colégio Ibituruna é permeada por inúmeros desafios e grandes conquistas.

Em 10 de junho de 1938, foi fundado pelos irmãos Wenceslau e Ladislau Salles e funcionava na Rua Prudente de Morais, 979. No ano de sua fundação, o Colégio tinha 70 alunos divididos em 05 turmas. Contava ainda com 07 professores e 02 funcionários.

Em 1952, o Arcebispo da Diocese de Diamantina, Dom Serafim Gomes Jardim, da qual fazia parte Governador Valadares, oferece a direção do Colégio Ibituruna para nós, Escolápios. Os Padres Escolápios, a partir da aceitação do convite feito pelo Arcebispo, se dirigem para Governador Valadares onde acompanham, durante 8 meses o trabalho desenvolvido pelo Pe. José Maria Pires, hoje Dom José, Arcebispo emérito da Diocese de João Pessoa. Após esse período, assume a direção do Colégio o Pe. Francisco Xavier Orcoyen Baquedano, iniciando assim a administração Escolápia. O Colégio expandiu: aumentou o seu 2º grau, criou o curso básico à noite, ampliou as instalações físicas, com novas salas e a biblioteca.

O Colégio Ibituruna tem uma proposta educativa concreta, fundamentada nas opções filosóficas e pedagógicas de seu fundador São José de Calasanz. Objetiva, principalmente, o desenvolvimento do aluno em todas as suas dimensões.

A partir do lema “Educar é cooperar com a verdade”, assume o desafio de oferecer uma educação integral de qualidade e evangelizadora, formando cidadãos conscientes, capazes de vivenciarem valores pessoais e sociais de acordo com o Evangelho.

Visite o site do colégio