Colégio São Miguel Arcanjo

EDUCAR É LIBERTAR

Em julho de 1951, veio ao Brasil o padre Francisco Orcoyen, com a missão de tentar a fundação de um colégio de Padres Escolápios em Minas Gerais. Depois de olhar diversos locais e obter a licença indispensável do arcebispo, Dom Antônio dos Santos Cabral, instalou-se junto com quatro companheiros, que chegaram poucos meses depois, na Avenida Tocantins, hoje Assis Chateaubriand, 499, exatamente onde está o Teatro Alterosa.

Em 1958 começou a construção do prédio atual, localizado à Rua Ildefonso Alvim, 501, Nova Floresta. No ano de 1960, já estava funcionando nas novas dependências do atual endereço. Eram oito salas de aula e, desde o início, no Colégio São Miguel Arcanjo, o aluno recebe educação personalizada que o capacita a ocupar com competência e espírito crítico seu lugar na sociedade. O Colégio oferece uma educação humana e cristã, formando nos valores de solidariedade, justiça e paz.

Este é o ponto fundamental de sua orientação pedagógica: oferecer conteúdo para a preparação do aluno e sua formação integral, para que ele consiga ser um agente de transformação da sociedade.

Educar para libertar é abrir horizontes, desafiar os limites curriculares, integrar escola e sociedade, não a mantendo estratificada, mas transformando-a a todo o momento.

Sendo assim, o ideal para a prática pedagógica consiste em construir o conhecimento a partir da interação e da troca de experiências; aliado aos valores éticos voltados para a conscientização e a educação prazerosa e libertadora, objetivando um individuo mais pleno, aberto à solidariedade e capaz de exercer a sua cidadania.

O Colégio São Miguel Arcanjo é uma obra dos Padres Escolápios do Brasil, que querem continuar a missão que a Ordem das Escolas Pias tem desenvolvido através de quatro séculos, oferecendo uma educação adequada às necessidades do nosso país.

Em comunhão com as alegrias e sofrimentos, esperanças e angústias, luzes e sombras do brasileiro e inseridos na realidade local, o Colégio afirma a atualidade de intuições de sua tradição educativa iniciada por São José de Calasanz.

Visite o site do colégio