São José de Calasanz

Colégios Escolápios participam do "Bett Educar - 2015"

Colégios Escolápios participam do "Bett Educar - 2015"

Educar o Educador - A escola dos nossos sonhos

Horizontes possíveis, desafios imediatos

 

As equipes pedagógicas dos colégios São Miguel e Ibituruna participaram do maior encontro anual da América Latina para pensar a educação, Bett Educar, de 18 a 23 de maio em São Paulo. Palestras e mesas de debate contando com a participação dos melhores especialistas do país, milhares de educadores presentes, sistemas de ensino apresentando suas propostas e novidades, editoras oferecendo seus produtos clássicos e inovações tecnológicas para as escolas. Todo um mundo maravilhoso para nós que amamos a educação e a abraçamos por missão.

 

Entre os aspectos que foram mais refletidos destacam a escola de tempo integral ou tempo complementar, a incorporação das novas tecnologias na dinâmica escolar e a importância do planejamento estratégico na prática educativa.

 

Em relação às propostas de oferecer mais tempo escolar aos alunos, existe um clima de muita cautela sobre os objetivos a serem alcançados com essa ampliação, o estilo, o formato e a condução desse acréscimo. Quase todos concordam na necessidade e oportunidade educativa dessa proposta. A orientação é partir da identidade de cada escola, oferecer propostas flexíveis, a partir do diálogo com a comunidade educativa e aproveitar a oportunidade para desenvolver linguagens que, na escola regular, têm pouco espaço, de acordo com o interesse dos próprios alunos (linguagens do mundo da cultura e das artes).

 

Sobre as novas tecnologias, ninguém duvida de que precisam ser incorporadas ao cotidiano das aulas, mas não sem discernimento prévio e uma adequada preparação dos professores, atendendo, também, aos objetivos e metas assumidos no planejamento. Abram-se as portas da escola a essas inovações, porém não de forma indiscriminada, mas para agregar valores à proposta da escola. 

 

O planejamento estratégico é uma necessidade imperiosa para a escola, pois inúmeras energias se perdem por falta de programação, além de não obter os resultados almejados e definidos no projeto político pedagógico e anunciados aos pais. No processo de planejamento, incorpora-se, em primeiro lugar, a dimensão motivacional, que passa pelo caminho da afetividade, da inteligência emocional. Representa educar por habilidades e competências, definindo objetivos, metas e indicadores que nos sinalizem como estamos trabalhando e se estamos conseguindo os resultados de que precisamos. Entre essas competências devemos contemplar, junto às especificamente acadêmicas, as relações humanas, a capacidade de lidar com os conflitos, aprender a trabalhar em equipe e a capacidade de ser sujeito com autonomia.

 

Para nós, escolápios, foi um orgulho participar da apresentação de Gustavo Moretto, assessor pedagógico dos nossos dois colégios. A reflexão dele voltou-se, precisamente, para esse tema tão importante, delicado e absolutamente necessário da gestão dos processos, por meio do planejamento estratégico. A palestra dele foi a melhor, com diferença, e a mais participada, pois estavam presentes no auditório principal 1500 pessoas. Quando ele projetou no telão a logomarca escolápia, foi muito emocionante. Ele fundamentou sua reflexão no trabalho realizado, nesses últimos anos, no Colégio Ibituruna. Nossa alegria foi imensa.

Pe. Fernando Aguinaga, escolápio.

 

Calasanz nos une. Vem e verás!