Como ser atendido pelas ações

Os projetos socioeducativos desenvolvidos pelos Centros Escolápios no Brasil estão inseridos no contexto do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e da Política Nacional de Assistência Social (PNAS). Cada centro conta com um setor de Serviço Social à disposição de candidatos, educandos e familiares. É por meio desse serviço que se dá o acesso aos programas socioassistenciais disponíveis na instituição.

A Assistência Social é uma política que garante o acesso às necessidades básicas para aqueles que realmente necessitam. É um direito assegurado pela Constituição Federal de 1988. O estudo socioeconômico é um dos instrumentos utilizados pelo Serviço Social e tem a finalidade de conhecer o perfil sociofamiliar do candidato, a fim de incluí-lo nos projetos sociais. Esse trabalho é realizado pelo profissional do Serviço Social com auxílio da “Ficha Socioeconômica”.

Para a realização do estudo socioeconômico, são solicitados ao candidato documentos de todo o grupo familiar. Durante o processo seletivo que determinará o acesso aos projetos e após o seu término, a documentação fica arquivada para uso exclusivo do assistente social, sendo garantido o sigilo das informações. Este dispõe de instrumentos técnicos para análise e apuração do estudo socioeconômico.

Alguns passos são indispensáveis para o processo de inscrição do candidato:

• O candidato ou responsável deve comparecer à instituição no dia e horário previamente agendados, munido de toda a documentação solicitada;

• Preencher a ficha cadastral e o formulário socioeconômico e participar de entrevista realizada pelo assistente social;

• Comparecer à instituição quando solicitado.

Entre em contato conosco e participe dos nossos projetos!

Itaka Escolápios Governador Valadares: +55 (33) 3225-4283 / sedegv@itakaescolapios.org

Itaka Escolápios Belo Horizonte: +55 (31) 3432-1760 / sedebh@itakaescolapios.org

Itaka Escolápios Serra: +55 (27) 3243-5065 / sedeserra@itakaescolapios.org