São José de Calasanz

Como ser atendido pelas ações

Como ser atendido pelas ações

Os projetos socioeducativos desenvolvidos pelos Centros Escolápios no Brasil estão inseridos no contexto do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e da Política Nacional de Assistência Social (PNAS). Cada centro conta com um setor de Serviço Social à disposição de candidatos, educandos e familiares. É por meio desse serviço que se dá o acesso aos programas socioassistenciais disponíveis na instituição. 

 

A Assistência Social é uma política que garante o acesso às necessidades básicas para aqueles que realmente necessitam. É um direito assegurado pela Constituição Federal de 1988. O estudo socioeconômico é um dos instrumentos utilizados pelo Serviço Social e tem a finalidade de conhecer o perfil sociofamiliar do candidato, a fim de incluí-lo nos projetos sociais. Esse trabalho é realizado pelo profissional do Serviço Social com auxílio da “Ficha Socioeconômica”.

 

Para a realização do estudo socioeconômico, são solicitados ao candidato documentos de todo o grupo familiar. Durante o processo seletivo que determinará o acesso aos projetos e após o seu término, a documentação fica arquivada para uso exclusivo do assistente social, sendo garantido o sigilo das informações. Este dispõe de instrumentos técnicos para análise e apuração do estudo socioeconômico.

 

Alguns passos são indispensáveis para o processo de inscrição do candidato:

            • O candidato ou responsável deve comparecer à instituição no dia e horário previamente agendados, munido de toda a documentação solicitada;

            • Preencher a ficha cadastral e o formulário socioeconômico e participar de entrevista realizada pelo assistente social;

            • Comparecer à instituição quando solicitado.

 

Entre em contato conosco e participe dos nossos projetos!

Itaka Escolápios Governador Valadares: +55 (33) 3225-4283 / sedegv@itakaescolapios.org

Itaka Escolápios Belo Horizonte: +55 (31) 3432-1760 / sedebh@itakaescolapios.org

Itaka Escolápios Serra: +55 (27) 3243-5065 / sedeserra@itakaescolapios.org