São José de Calasanz

Congresso Internacional de Educação Escolápia - 2017

Congresso Internacional de Educação Escolápia - 2017

No ano de 1617 a Igreja construía as Escolas Pias, como uma congregação religiosa, confiada ao cuidado e direção de José de Calasanz. O que havia começado em uma pequena igreja do Trastevere romano havia se consolidado como uma instituição portadora de vida, missão evangélica, entrega à educação e ao amor pelo pobre.

 

Nós, filhos de São José de Calasanz, temos a alegria de celebrar, em 2017, o Ano Jubilar Calasâncio! Comemoraremos os 400 anos de criação da Ordem Religiosa das Escolas Pias e o 250º aniversário de canonização de seu fundador.

 

Dentro deste contexto celebrativo, será realizado em Santiago do Chile, de 18 a 22 de abril de 2017, o Congresso Internacional de Educação Escolápia. Uma oportunidade de encontro entre os que atenderam ao chamado de seguir Jesus segundo o carisma de Calasanz.

 

O objetivo geral do Congresso é “ajudar o conjunto das Escolas Pias a refletir sobre a atualidade do ministério escolápio e partilhar novas experiências em resposta aos desafios educativos do século XXI fiéis às suas origens fundacionais”. Queremos refletir juntos sobre o nosso ministério educativo, partilhar as boas ações desenvolvidas em cada lugar e propiciar uma dinâmica escolápia que nos ajude a caminhar em rede, ao serviço das crianças e dos jovens, especialmente os mais pobres. Acreditamos que este Congresso, com toda a sua atividade preparatória e com o dinamismo posterior que poderá gerar, será uma oportunidade de crescimento de nossa Missão. Por isso, com o apoio decidido da Congregação Geral, os animamos a participar com a sua presença e experiência educativa.

 

Para apresentar o Congresso, o Padre Geral da Ordem - Pedro Aguado, nos anima a refletir, a divulgar, a participar! Confira:

 

"O ministério da educação é o mais digno, o mais nobre, o de maior mérito, o mais necessário, o mais natural, o primeiro, do qual depende a vida toda da pessoa; o mais agradável e glorioso.”

 

Com estas apaixonadas palavras definia Calasanz a educação. Todos os que somos e nos sentimos escolápios trazemos isto na memória, e dedicamos o melhor de nós mesmos para torná-las realidade. Todos os que acreditam na educação, de qualquer lugar e grupo, deveriam conhecê-las e vivê-las, oxalá que com a mesma paixão que tinha Calasanz.

 

Por isso, porque acreditamos na proposta educativa de Calasanz, porque estamos comprometidos com a educação escolápia, estamos “convocados ao Congresso”. Buscamos um congresso onde educadores escolápios de todos os países possam se reunir para partilhar nossas experiências e desafios, para buscar juntos um caminho de renovação, para aprender uns com os outros, para construir novos horizontes educativos para as Escolas Pias.

 

Ouviremos palestras de especialistas, trabalharemos em oficinas de interesses, conheceremos experiências sugestivas e inspiradoras de todas as demarcações, celebraremos juntos a nossa identidade educativa escolápia. Hoje, mais que nunca, em um mundo em profundo processo de transformação, necessitamos refletir sobre a contribuição que nós escolápios podemos fazer para, desde a educação, construir um mundo mais justo e fraterno e para poder responder melhor as preguntas e buscas das crianças e dos jovens de hoje e de amanhã. Eles sempre serão o centro.

 

Por isso, os convidamos a participar deste Congresso, que se celebrará em Santiago do Chile. Obrigado pelo seu interesse e, sobretudo, obrigado pelo seu entusiasmo e compromisso educativo!

Pedro Aguado Cuesta

Padre Geral das Escolas Pias

 

Saiba mais sobre o Congresso Internacional de Educação Escolápia em: COEDUPIA 2017