São José de Calasanz

Dízimo: compromisso solidário de fé

Dízimo: compromisso solidário de fé

“Os que abraçavam a fé eram unidos e colocavam em comum todas as coisas.” (At. 2, 44)

 

Desde as origens, a fé em Deus, Pai de todos, inspira-nos uma nova maneira de viver, fazendo da comunhão e da solidariedade entre os irmãos o pilar fundamental de uma existência fraterna e feliz.

 

O Dízimo é uma expressão dessa vontade de criar a comunidade solidária dos seguidores de Jesus; um convite a abrir o coração e as mãos, para partilhar a vida com todos. É demonstração de nosso sentimento fraterno e de nossa gratidão a Deus, de quem tudo recebemos.

 

Com nossa participação generosa sustentamos o próprio projeto de Jesus, a Boa Notícia que desabrocha em frutos abundantes. A presença atuante na comunidade liberta nosso coração do egoísmo e nos impulsiona à criação de uma comunidade e um mundo melhor para todos.

 

Por meio do Dízimo, contribuímos com três importantes dimensões da nossa vida de fé: religiosa, missionária e social.

 

Compromisso religioso: Jesus convoca a viver em comunhão, partilhando a vida com os irmãos. Ao fazer opção pelo dízimo, você assume a sua pertença e compromisso com a comunidade. Ajuda a comunidade a crescer, a manter o culto e o bom desempenho dos diversos ministérios e dos padres; ajuda na manutenção dos edifícios e das pessoas que estão a serviço das comunidades; sustenta o processo permanente de formação para agentes de pastoral; colabora na aquisição de equipamentos e bens necessários para toda a animação pastoral.

 

Compromisso missionário: com seu dízimo, você sustenta a evangelização, dentro e fora da comunidade. Uma comunidade viva se preocupa com a formação de catequistas, cria novas lideranças, é solidária com outras comunidades e paróquias que passam por dificuldades para evangelizar, por falta de pessoas e recursos. O compromisso missionário nos leva a contribuir mais eficazmente com a evangelização. Somos uma Igreja de “discípulos missionários”, sempre ao encontro do outro, levando com alegria a Boa Nova do Evangelho.

 

Compromisso social: Os primeiros cristãos, fiéis seguidores de Jesus, repartiam seus bens com os pobres. Hoje, o dízimo é uma forma nobre e solidária de ajudar os que mais sofrem. O dízimo sustenta ações encaminhadas a preservar a vida e dignidade de todos, principalmente dos mais indefesos. Com seu dízimo, você dá novo impulso ao serviço social, ajuda as pastorais que cuidam os doentes, pobres e pessoas privadas de seus direitos. Aquele que pensa no pobre e no fraco e a eles dedica um pouco de sua vida, tem os mesmos sentimentos de Jesus.

 

O Dízimo é um convite à generosidade, à fraternidade, à solidariedade!

 

Busque, na sua comunidade, as orientações necessárias para ser dizimista e sinta a alegria de contribuir para o crescimento do Reino de Deus.

 

Calasanz nos une. Vem e verás!