São José de Calasanz

Educandos de Itaka BH visitam Instituto Inhotim

Educandos de Itaka BH visitam Instituto Inhotim

 

No dia 17 de julho do ano de 2012, realizou-se mais uma visita com educandos e educadores do Centro Educativo Social Escolápio (Itaka BH) para o Instituto Inhotim, um dos maiores museus de arte contemporânea e Jardim Botânico do mundo.
 
O Instituto Inhotim reúne cerca de 500 obras de arte, grande parte dela a céu aberto, criadas por cerca de 97 artistas do mundo todo. Além do Jardim Botânico que possui a maior coleção de espécies vivas do Brasil e a maior coleção de Palmeiras do mundo, algo impressionante.
 
O passeio foi realizado com cerca de 28 educandos de capoeira (manhã, tarde e noite), que durante todo passeio se encantaram com o que viram. As artes traziam os aspectos naturais, ambientais, da vida interiorana a moderna. Ouvindo os educandos pode-se perceber que um dos locais visitados que mais os chamou atenção foi ao Galpão Cardiff e Miller, uma obra de arte sonora, um grande galpão que através dos sons permite uma construção mental dos significantes e significados da obra. Algo que permite que sua imaginação crie e recrie através dos estímulos, sonoros, visuais e ambientais.
 
A visita permitiu vivenciar a educação através da experiência através do sentido e do que é subjetivo, diálogo com tudo e todos, desde as obras até o que os artistas desejavam passar através destas e, por fim, a convivência, com o outro, com o ambiente, com algo que diz por si só e nos permite vivenciar. O que nos permite perceber que o objetivo desta visita foi alcançado, um local, uma experiência que proporcionaria e contribuiria para o crescimento e formação humana dos educandos. Por fim, após as visitas realizou-se um lanche coletivo, propiciando mais um espaço de convivência.