São José de Calasanz

Escolápios Bolívia

Escolápios Bolívia

A presença escolápia da Bolívia é fortalecida a cada dia por aqueles que se dedicam a vivenciar e concretizar a missão escolápia de forma plena, são eles religiosos, leigos e voluntários. Seguem notícias da Bolívia:

 

- Foram realizadas reuniões da Equipe Sede de Itaka, que tem a função de coordenar toda a missão da Bolívia. Esta equipe será a responsável por desenvolver o Movimento Calasanz, além de zelar pelos colégios, internatos e paróquias.

 

- No dia 7 de fevereiro aconteceu a primeira Assembleia da Fraternidade de 2015, com a participação de religiosos e leigos. Além da apresentação de cada presença, foram estudadas as Linhas de Ação do Capítulo Vice-provincial para desenvolver o planejamento geral da Bolívia para 2015. A Assembleia foi encerrada com um momento de partilha, oração e almoço.

 

- Iniciou-se a caminhada da Equipe de Presença de Cochabamba, que está formada pelo Pe. Fernando Luque(coordenador), Pe. Pablo e Benito. Pe. Juan, Vice-provincial, participará enquanto estiver na Bolívia. Na primeira reunião, foram lembrados o sentido e as funções da equipe, que tem a responsabilidade de apoiar ainda as presenças de Cocapata e Morocomarca. A primeira tarefa será a elaboração de uma proposta de Projeto de Presença de Cochabamba. A reunião da equipe será semanal pela noite.

 

- No dia 12 de fevereiro foi realizada a primeira reunião do Conselho da Fraternidade da Bolívia. Na ocasião foi feita uma revisão da situação das comunidades e das mudanças acontecidas:

- Anzaldo: Após a partida do Ir. Alex para o Brasil, o jovem Héctor Panozo, do Movimento Calasanz Universitário, iniciou um ano de voluntariado no internato de Anzaldo e será integrado à comunidade.

- Em Cochabamba, Roxana que finalizou sua estadia de dois anos no internato de Cocapata e recentemente casou-se, foi incorporada à comunidade. Sacarias está morando em Santa Cruz, pois começou um novo curso na universidade.

 

- Cocapata: Com o envio do diácono Justino Soria para Equador, fica como diretor do internato e diretor geral do colégio, o leigo Gerardo Blanco. Com a nova equipe de educadores do internato e os padres Casimir e Jesus Negro, que moram na paróquia, será formada uma pequena comunidade, partilhando fé, missão e formação. A primeiras reflexões serão a cerca do livro “Jesús Mestre”, publicado pelas escolápias, articulado sobre o evangelho.

 

- O Pe. Jesus Negro voltará de suas férias na Espanha, visitando durante um mês o internato de Morocomarca. Posteriormente será enviado à presença de Cocapata.

 

- Movimento Calasanz: Seguindo as indicações da Equipe Sede de Itaka Bolívia, constituiu-se a equipe articuladora do MC com a participação do Pe. Carlos Aguerrea, Pe. Fernando Luque, Agustin Pardo e Pe. Juan. A equipe fez o roteiro do trabalho para que ao longo de 2015 seja completado o Projeto do Movimento Calasanz para Bolívia. A Linha de Ação 6, do Capítulo Vice-provincial, será referência para os trabalhos onde, os catequistas, através de diversas jornadas de formação, conseguirão compreender e participar no projeto.

 

Calasanz nos une. Vem e verás!