Escolápios Brasil

Atualmente a Ordem está presente em quatro continentes (Europa, Ásia, África e América), em 34 nações e somam mais de 1.300 religiosos.

No Brasil, os Padres Escolápios chegaram em 1950 para dar continuidade aos passos de São José de Calasanz e estão presentes em:

MINAS GERAIS

Terras de riquezas e tradição. De belos horizontes e paisagens deslumbrantes. Caminhos que nos levam ao passado. Um lugar onde a história está ao seu alcance.

Neste Estado de verdes montanhas, onde o histórico e o moderno se misturam, os Escolápios mantêm as seguintes obras:

EM BELO HORIZONTE:

Paróquia São Marcos:

Atualmente é composta por 4 comunidades. Sua proposta, “evangelizar educando”, une “Fé e Vida – Fé e Cultura”.

Colégio São Miguel Arcanjo:

Com o lema “Educar é Libertar”, o Colégio atende a mais de 1.000 alunos. Sua proposta educativa é humanista e cristã, formada sobre os valores de solidariedade, justiça e paz.

Centro Educativo-Social Escolápio – Itaka Belo Horizonte:

O Centro atende anualmente mais de 1.000 crianças, jovens e adultos em situação de risco e vulnerabilidade, desenvolvendo e articulando programas e atividades que lhes deem apoio, oportunidades e garantam seu direito à cidadania.

EM GOVERNADOR VALADARES:

Paróquia Nossa Senhora das Graças:

Atualmente composta por 8 comunidades, a Paróquia tem uma proposta missionária e evangelizadora inspirada no carisma de São José de Calasanz.

Colégio Ibituruna:

Segundo o carisma de São José de Calasanz, o Colégio, que atende cerca de 1.700 alunos, tem como lema “Educar é cooperar com a verdade”, assumindo o desafio de oferecer uma educação integral de qualidade e evangelizadora.

Centro Educativo e Social São José de Calasanz - Itaka Governador Valadares:

Atendendo anualmente mais de 800 crianças, jovens e adultos, são realizados no Centro serviços e programas sociais voltados para educação, prática de esportes, inclusão produtiva e assistência social, objetivando a promoção humana dos menos favorecidos da sociedade.

ESPÍRITO SANTO

Um lugar onde as aventuras surpreendem, onde a beleza natural é infinita e as histórias encantadoras. Patrimônio que se orgulha de sua história e preserva suas tradições.

Os Escolápios se dedicam nas seguintes obras fundadas no Estado:

EM SERRA:

Paróquia São José de Calasanz:

Composta por 10 comunidades a Paróquia acompanha as iniciativas e propostas que buscam o serviço à vida, evangelizando e proclamando a Boa Nova de Jesus Cristo.

Centro Social São José de Calasanz - Itaka Escolápios Serra:

O Centro atende anualmente mais de 150 crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social e conta com a colaboração de inúmeros voluntários, funcionários e parceiros.

“Dedicamos nossa vida à evangelização das crianças e dos pobres; assim, enquanto a morte age em nós, a vida cresce em todos.”

(Constituições dos Padres Escolápios, nº 18)

Ico-fotos Fotos

Minas Gerais Espírito Santo