São José de Calasanz

Formação de educadores

Formação de educadores

O Centro Social São José de Calasanz atende a mais de 110 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social no programa “Jornada Ampliada” e no ano passado ficou semifinalista no “Prêmio Itaú-Unicef”.
As entidades semifinalistas recebem acompanhamento e formação ao longo do ano seguinte; nesse sentido, o Centro Social SJC foi convidado para enviar um Educador ao “Encontro Regional de Educadores”, que aconteceu num conhecido hotel de Belo Horizonte nos dias 25 e 26 de setembro. Ana, educadora veterana, foi enviada representando a entidade, com todas as despesas assumidas pelo patrocinador - incluída a viagem de avião.
O tema do encontro foi “Educação Integral: experiências que transformam” e teve como objetivo propiciar que as ONGs semifinalistas pudessem se conhecer, assim como trocar experiências de ações que deram certo na formação de crianças e adolescentes.
Houve interessantes oficinas como a de “Diálogo em movimento” que despertou os seguintes questionamentos: como fortalecer as ONGs, sua identidade e sua proposta?; qual é o lugar da sociedade civil na oferta de educação integral para crianças e adolescentes?; como envolver e comprometer outros atores sociais na oferta de uma educação de qualidade?
Dentro do “Programa Educadores” do Centro Social, Ana repassará para todos os Educadores o que foi tratado e aprofundado no encontro de BH, para socializar o aprendizado e melhorar o trabalho desenvolvido com as crianças e com os adolescentes em Serra.