São José de Calasanz

Fraternidade Escolápia - Belo Horizonte

Fraternidade Escolápia  - Belo Horizonte

Em Belo Horizonte, a Fraternidade Escolápia iniciou o ano de 2015 com entusiasmo e esperança de ser cada vez mais atuante na nossa realidade escolápia. Alinhados com as linhas de ações do Capítulo da Vice Província Brasil-Bolívia e com o Projeto de Presença, queremos crescer em número de membros e em qualidade de nossa fé e vocação. 

 

A Equipe de Animação também está caminhando a todo vapor, já foram planejados encontros e momentos em comum entre as comunidades com promessa e os grupos em discernimento. Está sendo colocada em prática também o Programação Anual para 2015, a revisão do Projeto Comunitário e a implantação do Plano de Acompanhamento da Fraternidade. Hoje somos uma Presença com 23 membros com promessa e 14 em discernimento e a participação de todos os religiosos escolápios. Mensalmente as comunidades se reúnem para celebração eucarística e momentos de partilha.


Esse primeiro trimestre do ano foi marcado por momentos especiais, envolvimento com a missão e carisma escolápio. Um dos momentos de destaque foi o retiro anual, realizado no Recanto Calasanz, com a presença dos leigos da Fraternidade e dos religiosos escolápios. O retiro foi conduzido pelo Pe. Fernando Aguinaga, da Presença de Governador Valadares. O tema do retiro foi “A Oração de Jesus e a Nossa Oração”, um momento de reflexão profunda com bonitos momentos de partilha e plenária. Foi feita também uma dinâmica de entrosamento entre as pessoas presentes. O retiro foi finalizado com a celebração Eucarística e o clima era de serenidade, alegria e agradecimento à Escola Pia.


Durante o mês de março e também em abril trabalharemos com a revisão do Projeto Comunitário, momento singular em que cada comunidade estará revisando a caminhada e planejando os próximos passos que deverão ser alcançados.


A Fraternidade Escolápia Brasil-Bolívia caminha em sintonia com as demais fraternidades escolápias, desde o processo de discernimento e formação, voltados para fortalecer a identidade escolápia, conhecimento da vida Cristã e partilha de vida e missão. 


Somos corresponsáveis pela missão e carisma deixados por São José de Calasanz.

 

Calasanz nos une. Vem e verás!