São José de Calasanz

Fraternidade Escolápia do Brasil

Fraternidade Escolápia do Brasil

"Seguindo Jesus ao estilo de Calasanz"

 

“A Fraternidade Escolápia pode ser definida como um conjunto de fiéis, associados em pequenas comunidades, para viverem o carisma Escolápio (Espiritualidade, Vida e Missão), cada qual segundo sua vocação laical, religiosa ou presbiteral. Integrada no Carisma Escolápio e reconhecida como tal pela Ordem das Escolas Pias”. 

 

Somos uma Comunidade de seguidores e seguidoras de Jesus, chamados e convocados por Deus em Fraternidade Escolápia, participando completamente do Carisma de Calasanz. Assumimos o Evangelho como nossa referência de vida e, fazendo parte da Escola Pia, caminhamos com toda a Igreja comprometidos na construção do Reino de Deus.

 

Em 2011, nasceu a Fraternidade Escolápia do Brasil, com a celebração das Promessas dos primeiros leigos Escolápios, formando assim as primeiras comunidades em Belo Horizonte e Governador Valadares. Já no final de 2013 aconteceu a formação das primeiras comunidades com Promessas em Serra/ES.

 

Temos ainda um Conselho eleito em 2013 com leigos de todas as presenças Escolápias, que anima e fortalece a Fraternidade do Brasil. Existem Fraternidades em diferentes lugares do mundo e todas juntas formam a Fraternidade Geral.

 

Hoje já somos vários irmãos e irmãs Escolápios vivendo o carisma de Calasanz a partir da nossa realidade de filhos e filhas de Deus. A proposta de discernimento se resume em descobrir, formar e crescer como “Comunidades Cristãs Escolápias”. Nos espelhamos na experiência da comunidade de Jesus e nas primeiras comunidades cristãs.