Fraternidade Escolápia e Itaka, o “Sim” que nos une!

A Fraternidade Escolápia tem seu início em Serra no ano 2013 e se faz presente não só na Paróquia, mas também no “Centro Social São José de Calasanz”. Não poderia ser diferente, pertencer verdadeiramente exige o “Sim” que se revela ao assumir e viver o Carisma de São José de Calasanz.

Desde o início da sua caminhada, o “Centro Social São José de Calasanz” tem como objetivo desenvolver a interação de três eixos fundamentais: escola, comunidade e família. O eixo família se estrutura a partir do Projeto Família que conta com a Fraternidade Escolápia como parte da equipe responsável por guiar, orientar, acompanhar e promover as crianças os adolescentes e suas famílias segundo o Carisma, sempre com o olhar voltado para o ser em sua totalidade (familiar, física, espiritual, etc.). Um processo que não se dá isoladamente, nem de forma simplista; é preciso disponibilidade para caminhar em uma ação desafiadora como é o trabalho com as famílias.

Tal missão é realizada por entendermos que o cuidado para com nossas crianças e adolescentes, se estende além dos muros da Instituição, exigindo ações que permitam não só transmitir os valores, mas compreender as relações familiares e estreitar as relações com os pais. Acreditamos que as relações devem ser fortemente marcadas pela afetividade e também podem e devem ser norteadas a partir de compromissos livremente assumidos, tendo sempre como fim e como causa o amor que não pode faltar na família e nas ações da Fraternidade.

A família tem funções de grande importância na formação do indivíduo. Ao longo da história da humanidade vem sendo valorizada, respeitada e vista como responsável pelo desenvolvimento dos filhos; é ela a primeira a acolher, educar, impulsionar e capacitar. O ser humano precisa de um tempo relativamente dilatado para se desenvolver, buscar sua própria sobrevivência e atingir certa maturidade para assumir responsabilidades no mundo. Ele necessita de um ambiente familiar onde possa assimilar uma cultura e ser educado, sendo fundamental, para isso, uma esfera protetora. Portanto, os indivíduos precisam de pais que se entreguem em busca do desenvolvimento pessoal e familiar prezando pelos valores que norteiam a construção do ser. Assim, estarão criando um espaço de convivência onde todos os membros da família poderão encontrar condições para o desenvolvimento pleno, para a felicidade e para a paz.

Educar os filhos exige pensar nas suas necessidades, incluindo estrutura, valores e afeto. É importante que os pais criem um espaço de proteção e se preocupem com a preservação da saúde, a alimentação e a educação sem perder de vista a imposição de limites.

A complexidade e as transformações que surgem na contemporaneidade, interferindo direta ou indiretamente no universo familiar e social, exigem ações que norteiem os possíveis caminhos para a formação dos futuros adultos.

Um projeto voltado para as famílias de nossas crianças e adolescentes que tem como objetivo principal de suas atividades aprofundar e ajudar a viver desde os valores que orientam o trabalho socioeducativo do Centro Social, os valores do Evangelho. Esse trabalho se realiza a partir de reflexões e partilhas voltadas para o compromisso e para a responsabilidade da família na educação e formação dos filhos.

Calasanz nos une. Vem e verás!