São José de Calasanz

Fraternidade Escolápia - Governador Valadares

Fraternidade Escolápia - Governador Valadares

A Fraternidade Escolápia de Governador Valadares iniciou o ano 2015 despertando mil sonhos e utopias, com  imensa vontade de mergulhar na identidade própria e na qualidade da vivência da fé, com o desejo de abraçar, ainda mais intensamente, a missão escolápia. São estas as propostas aprovadas no Capítulo Vice-provincial em janeiro.

 

Os primeiros encontros da Fraternidade se realizaram com um cuidado muito especial na acolhida de cada membro e comunidade; prevalecendo o sentimento de família e de carinho mútuo. Na primeira reunião da Equipe de Animação, o compromisso de crescer em identidade e qualidade foi assumido pelo grupo e, nesse sentido, foram aprovados os objetivos e atividades, entre as quais, os Encontros de Integração, que consistem em reunir, uma vez a cada dois meses, duas comunidades da Fraternidade para partilha de fé e vida.

 

O primeiro Encontro de Integração agradou a todos, favorecendo a aproximação entre os fraternos. Atualmente a Fraternidade de GV conta com 86 membros com promessa e 26 em discernimento e pode-se afirmar, com alegria, que o início deste ano tem sido muito positivo, nas linhas aprovadas no capítulo.

 

Nos dias 21 e 22 de fevereiro, aconteceu a Assembleia do Movimento Calasanz, envolvendo toda a Fraternidade do Brasil em Governador Valadares. A Assembleia reuniu 90 participantes, entre catequistas, animadores de grupos de fé, agentes de pastoral, coordenadores e membros ativos nas comunidades cristãs, a maioria da Fraternidade. Essa Assembleia representa um passo importante para a Escola Pia no Brasil, com o compromisso de elaborar um projeto pastoral de forma participativa, ao longo do ano.


Empenhados em trabalhar a qualidade humana, espiritual e pastoral da Fraternidade Escolápia, foi realizado, no dia 28 de fevereiro, o Encontro de Animadores de Comunidades. O encontro contou com a ilustre colaboração de Maria Emília, fraterna de Serra, especialista em terapia familiar. O trabalho desenvolvido por Maria Emília ajudou os presentes a compreender e a praticar melhor o dom da escuta; elemento essencial para melhorar as relações humanas e a animação das comunidades fraternas.

 

Já nos dias 7 e 8 de março, aconteceram os retiros para a Fraternidade, com o tema da Campanha da Fraternidade 2015 - “Eu vim para servir”. E assim, fechou com chave de ouro esse início de ano intenso, profundo e positivo.

 

Calasanz nos une. Vem e verás!