Grupo de capoeira do projeto Socialização tem batizado e troca de cordões

Dia 20 de maio ficará registrado na memória dos educandos de capoeira do Centro Educativo-Social Escolápio! Neste dia, os alunos participaram do batizado de capoeira, momento onde ocorre a graduação, que é o recebimento de cordéis, e também a troca de cordéis dos alunos já graduados. O evento, que aconteceu no auditório do CESE, superou expectativa de quem esperava somente o batizado, a começar por uma marcante abertura.

Aqueles que aguardavam a formação da roda de capoeira se surpreenderam na abertura do batizado! O ambiente que até o momento fazia memória a história do negro escravo, se tornou palco para a criatividade dos alunos do Projeto de Teatro do CESE que realizaram uma peça para abertura do evento. A mesma retratava a época de escravatura, dos navios negreiros, e a opressão das senzalas até o período da abolição do trabalho escravo.

Após a encenação e já constituída a roda de capoeira, foi realizado o momento da graduação e troca de cordéis. Da turma de capoeira quatro educandos foram batizados – Rayan Oliveira, Suelen Ribeiro, Rafael Nunes e Pedro Augusto, que receberam no final do evento o cordel verde. Além da graduação, outros alunos do projeto também tiveram seus cordéis trocados devido ao empenho dedicado na atividade.

“A troca de cordel acontece de acordo com o interesse e desenvolvimento do aluno. No caso da graduação para cordel amarelo é um grande passo, uma vez sendo o momento onde o aluno começa a amadurecer enquanto capoeirista, possuindo mais destreza corporal, golpes e instrumentos de percussão”, explica Éder Vieira, Instrutor de capoeira.