Homenagem ao Artista Plástico Hélio Faria

“Se Deus nos dá algum dom, é justo que o devolvamos a Ele.” Hélio Faria

Foi com muita alegria e gratidão que os Padres Escolápios do Brasil, homenagearam o grande Artista Plástico Hélio Faria, no dia 25 de novembro, no Colégio São Miguel Arcanjo.

Hélio Faria é publicitário, escritor e artista plástico, nascido em Belo Horizonte, aos 21 de Janeiro de 1929. Dentre os diversos trabalhos produzidos, destacam-se aqueles voltados à arte Sacra, em especial as pinturas de nosso santo padroeiro São José de Calasanz, inserido no contexto e na realidade brasileira.

Essa valiosa contribuição à Escola Pia é reconhecida por inúmeras demarcações escolápias no mundo. Nas Escolas Pias do Brasil, sua arte pode ser admirada em vitrais e quadros expostos nas obras escolápias de Governador Valadares, Belo Horizonte e Serra (ES).

Para prestigiá-lo, estiveram presentes na homenagem sua esposa Ângela Faria, seus filhos, familiares e amigos, assim como os Religiosos Escolápios, a Equipe Articuladora de Comunicação Escolápia e a Equipe Pedagógica do Colégio São Miguel Arcanjo. Foi um momento de emoção para o artista que pôde rever os seus trabalhos, retocar e assinar os quadros mais antigos e conversar com o público presente.

Os alunos do 4º e 5º ano, do turno da tarde, fizeram uma releitura das obras de Hélio Faria e apresentaram ao artista, que ficou encantado com a forma como as crianças enxergam o seu trabalho. As crianças ainda tiveram a oportunidade de fazer perguntas, presenteá-lo e receber dele um forte e carinhoso abraço. As professoras das turmas destacaram a importância desse trabalho com os alunos, que tanto se empenharam para construir os mosaicos, fazendo bolinhas de papel, cortando, pintando e se apaixonando pela arte.

Em nome da Vice-Província Escolápia do Brasil, o padre vice-provincial Juan María e o Diretor do Colégio São Miguel Arcanjo, Pe. Arilson de Oliveira agradeceram ao consagrado artista Hélio Faria por sua generosa contribuição à Escola Pia através de sua arte, sua sensibilidade e olhar calasâncio. Os padres entregaram-lhe uma singela lembrança e Pe. Juan destacou que o artista evangeliza através de sua arte, de sua pintura e sua contribuição é reconhecida e de grande valor para a Escola Pia.

Descobrir Jesus nas crianças e evangelizar educando-as é para nós uma missão sagrada. Hélio Faria soube expressar, com maestria, a missão escolápia através de seus pincéis e sua arte nos inspira a seguir os passos de Calasanz.

Calasanz nos une, religiosos, leigos, colaboradores, voluntários e todos os envolvidos na construção de uma sociedade mais justa e humana.

Confira as fotos em facebook Escolápios Brasil