Itaka BH participa de "Campanha Fundo Amigo: Encontro com Parceiros"

"Itaka me proporcionou um futuro melhor." (educando Emilson Júnior)

O Centro Educativo Social Escolápio - Itaka BH? participou, no dia 16 de outubro, do evento "Campanha Fundo Amigo: Encontro com Parceiros" realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - BH (CMDCA/BH), no Espaço Municipal Auditório JK.

O encontro teve como objetivo apresentar aos destinadores (pessoas físicas e jurídicas) e ao Sr. prefeito, Márcio Araújo Lacerda, a prestação de contas das destinações fiscais efetuadas em 2013/2014, bem como estimular a continuidade da destinação, via renúncia fiscal.

Compuseram a mesa o Sr. Prefeito Márcio Lacerda, Márcia Cristina Alves (Presidente Conselho Municipal da Criança e do Adolescente - CMDCA), representante da empresa CEMIG e representante da Receita Federal.

Na ocasião, o educando Emilson Júnior, foi escolhido para compor a mesa e representar todos os educandos de entidades atendidos pela destinação do Imposto de Renda. Foi um momento único onde o educando expressou a importância do trabalho desenvolvido por Itaka BH em sua vida:

"Primeiramente, bom dia eu sou o Emilson, tenho quinze anos, estou no primeiro ano do ensino médio e moro no bairro Maria Goretti.
Eu comecei a frequentar Itaka BH em 2010 fazendo as oficinas de teatro, capoeira e formação humana. Hoje eu estou na oficina de teatro e Formação Humana.
Além das oficinas, eu participo de muitas outras atividades no Itaka tais como: saídas educativas para museus, parques e outros lugares, apresentações teatrais em algumas escolas e passeios como os para sítio Recanto Calasanz. [...]
Quando descobri que teria oficina de teatro na minha comunidade, logo fui fazer. Assim, comecei com o teatro e com a capoeira e fiz a formação humana, era meio que "obrigatória". Bem, na Formação Humana, descobri que não posso chegar a muitos lugares sozinho e que pessoas ao meu lado são necessárias e uma coisa se uniu a outra e formou a pessoa que sou hoje. Cada aula das oficinas contribuía para minha formação, sem que eu percebesse. Hoje, sou bem mente aberta e disciplinado. Entendo que a interação com outros seres humanos é necessária e isso me uniu mais ainda aos educandos e aos educadores. [...]. Então é isso, o Itaka inicialmente era uma instituição só sócio educacional e agora é para mim uma família, em que todos os dias eu posso conhecer pessoas novas que me ajudam a crescer como ser humano. Além disso, a importância do Itaka pra mim não é só de lecionar uma matéria ou ensinar um ofício, mas sim, de ajudar as pessoas a serem melhores. Tirar as crianças das ruas virou, pra mim, meio que uma missão, muito importante como o próprio padroeiro da instituição José de Calasanz nos ensinou. Mas tão importante como tirar as crianças da rua, é fornecer a elas um futuro melhor. Então é isso que eu acho que o Itaka me proporcionou, um futuro melhor."
(Emilson Júnior)

Itaka Escolápios é uma rede de solidariedade e fraternidade, nos sentimos envolvidos nessa grande aventura que iniciou São José de Calasanz há 400 anos, quando intuía nos olhares das crianças mais pobres o novo mundo que deseja construir. Sem dúvida, o trabalho desenvolvido por Itaka Escolápios é transformador!

Curta está notícia e as fotos em facebook Escolápios Brasil