São José de Calasanz

Itaka-Escolápios BH recebe visita do padre Pierre Diatta

Itaka-Escolápios BH recebe visita do padre Pierre Diatta

 

Itaka-Escolápios BH recebeu no final deste mês de julho a visita do padre Pierre Diatta, senegalês, assistente Geral da Ordem Religiosa das Escolas Pias para África e Ásia. Na visita, padre Pierre conheceu as instalações de Itaka-Escolápios BH e se reuniu com parte da equipe técnica. Ele se impressionou com as instalações e a qualidade dos materiais e equipamentos disponíveis para o atendimento ao público. Afirmou que o padrão do centro socioeducativo o coloca em uma posição de vanguarda ante tudo o que ele já havia visto em suas viagens a América, Europa, África e Ásia.
 
Em um segundo momento, em conversa com a equipe técnica, padre Pierre escutou sobre os distintos projetos desenvolvidos no centro, conheceu os materiais gráficos e fotografias da história da instituição e escutou sobre a organização do centro socioeducativo. Ele falou sobre a crise na Europa, conflitos na África e novas perspectivas de atendimento à família e de sustentabilidade da organização. Ressaltou a importância de um trabalho bem feito que possibilite atualizar o carisma calasâncio e a necessidade de explorar ao máximo o potencial que o centro socioeducativo proporciona. Por fim, pediu engajamento de toda a equipe na mobilização de recursos em uma perspectiva de sustentabilidade.
 
A visita proporcionou um rico intercâmbio de conhecimentos e experiências, a discussão sobre temas atuais (crise econômica mundial, conflitos na África, impactos da Copa do Mundo no Brasil, problemas relativos à questão energética e sustentabilidade) em uma perspectiva de análise de conjuntura, além de ter proporcionado um renovado interesse pelo intercâmbio cultural e pela constante busca de sustentabilidade.
 
 
Pierre Diatta ao lado de Rosemary Santos e Cristina Ferreira
Pierre Diatta ao lado de Rosemary Santos (lado esquerdo da foto) e Cristina Ferreira
 
 
 
Quem é Pierre Diatta
 
O escolápio Pierre Diatta nasceu em Dakar (Senegal), em 29 de abril de 1963. Nesta cidade fica a paróquia de Mlomp, encomendada aos escolápios. Foi ali que ele conheceu à Escola Pia, ingressando no noviciado em 6 de novembro de 1986 e professando em 28 de outubro de 1987, sendo o primeiro escolápio africano.
 
Depois de estudar filosofia em Dakar e Teologia em Yaoundé, foi ordenado sacerdote em Bignona (Senegal) em dezembro de 1995. Exerceu seu ministério em Dakar e atualmente é reitor da Paróquia "Martyrs de l'Ouganda", Assistente Geral para Áfria e Ásia e Assistente da vice-província de Senegal. 
 
Mais informações em: http://www.escolapios.net/es-ES/Qui%C3%A9nes-somos/%C2%BFQui%C3%A9nes-somos-los-escolapios/Gobierno.aspx (Página web externa; conteúdo em espanhol).