São José de Calasanz

Manhã de Formação Escolápia

Manhã de Formação Escolápia

Os educadores do Colégio Ibituruna tiveram uma manhã de Formação Escolápia no dia 28 de janeiro, em um ambiente especial de acolhida e integração.

 

Os religiosos escolápios, Pe. Fernando e Pe. Maurício orientaram o encontro, falando da pedagogia de Calasanz e do tema da Campanha da Fraternidade 2015.

 

Pe. Fernando apresentou o livro "Pedagogia de Calasanz", que retrata a criação das Escolas Pias, a metodologia empregada pelo educador e sua missão em favor da educação das crianças e jovens. Para ele, estar na educação não é apenas uma profissão, mas, principalmente, uma vocação, um serviço que requer uma entrega pessoal de oferecer o melhor de si mesmo em favor do próximo e de uma sociedade mais justa e solidária.

 

Pe. Maurício situou o tema da CF/2015 “Fraternidade: Igreja e Sociedade”, explicitando a vocação e missão de todo o cristão e das comunidades de fé, a partir do diálogo e colaboração entre Igreja e Sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II. Com o lema “Eu vim para servir” (Mc 10,45), trabalham para que as estruturas, as normas, a organização da sociedade estejam a serviço de todos.

 

Foi um momento festivo, repleto de alegria e mística escolápia.

 

Calasanz concebeu sua escola como uma síntese de fé-cultura-vida, animada por autênticos educadores cristãos, tanto por sua vida como por seu compromisso.

 

Calasanz nos une. Vem e verás!