São José de Calasanz

O que dizem os educandos sobre Itaka Serra

O que dizem os educandos sobre Itaka Serra

O Centro Social São José de Calasanz - Itaka Escolápios Serra atende a população dos bairros de Feu Rosa e Vila Nova de Colares, marcados por altos índices de violência e bolsões de pobreza.

 

Os bairros surgiram na década de 1980, a partir do deslocamento de populações de vilas e favelas da cidade de Vitória, afetadas por deslizamentos de terra que soterraram casas e forçaram a desocupação de muitos lares. Desamparadas pelo poder público da época, essas famílias migraram para a região, originando moradias irregulares.

 

Há bons equipamentos públicos de educação, mas não se pode dizer o mesmo das áreas de saúde, lazer e assistência social. As crianças que frequentam a escola, geralmente, passam o resto do dia nas ruas. A região foi incluída no programa “Território da Paz” do Governo Federal, devido ao alto índice de violência e homicídio de jovens.

 

Itaka Serra atua nessa região com o grande desafio de sua missão: contribuir na construção de uma sociedade mais justa e fraterna, mediante a educação e evangelização, especialmente da infância e juventude mais vulnerável.

 

É gratificante ler os depoimentos dos educandos e perceber o quanto são felizes por receberem o carinho e a dedicação de todos os envolvidos com a Obra Social.

 

Confira todos os depoimentos em: Centro Social São José de Calasanz