Obra Social Itaka Escolápios - Brasil

São José de Calasanz, respondendo aos problemas e desafios do início do século XVII, encontrou na “educação integral” de crianças e jovens pobres o meio mais eficaz para transformar as situações de injustiça, exclusão e violência que encontrou nas periferias das florescentes cidades renascentistas.

Sensibilizado com a situação com a qual se deparara, Calasanz  fundou a primeira escola gratuita do mundo: Santa Doroteia. Para garantir uma institucionalização e qualificação desse atendimento, fundou a Ordem Religiosa das Escolas Pias e logo viu se multiplicarem pela Europa e, em seguida, pelo mundo, as escolas que criara. Hoje a Ordem está presente em mais de 36 países. No Brasil, os Escolápios estão presentes desde 1950.

A intuição de São José de Calasanz originou um modelo educativo inovador para a época e válido ainda nos dias atuais, reivindicando o direito de todas as pessoas à educação, cultura e conhecimento, especialmente para crianças e jovens pobres. Em sua escola, garantiu o acesso gratuito à educação de qualidade, fornecendo recursos humanos e materiais que possibilitavam as condições necessárias para a formação integral da pessoa de qualquer sexo, cor, religião ou classe.

Itaka-Escolápios nasceu em 2001 como uma plataforma de missão compartilhada entre a Ordem Religiosa das Escolas Pias e as Fraternidades Escolápias,  nas quais participam muitos leigos e leigas comprometidos com os mesmos  fins.

Presente em quatro continentes, Itaka-Escolápios estimula e leva adiante a missão educativa e social, acolhendo mais de 30.000 pessoas cerca de 95 projetos sociais. No Brasil, Itaka-Escolápios impulsiona três centros socioeducativos em Governador Valadares (MG), Belo Horizonte (MG) e Serra (ES).

NOSSA MISSÃO
Contribuir na construção de uma sociedade mais justa e fraterna, mediante a educação e  evangelização, especialmente da infância e juventude mais vulnerável .

NOSSA VISÃO

Ser no Brasil uma rede consolidada e de reconhecimento local na assistência social, integrada  a rede internacional de Itaka Escolápios.

NOSSOS VALORES

Missão integral. Age nas três dimensões da missão escolápia, educativa, evangelizadora de transformação social.

Opção pelos mais vulneráveis. Responde à realidade das pessoas empobrecidas focada especialmente nas crianças e jovens.

Compromisso Voluntário. Fundamenta sua ação no voluntariado, pelo seu valor educativo e como expressão de compromisso generoso em favor de outras pessoas.

Gestão responsável. Aposta no trabalho em equipe, na geração de confiança e na austeridade do seu funcionamento, assim como na sustentabilidade.

Trabalho em rede. Uma rede que funciona com critérios de solidariedade, interdependência e corresponsabilidade.

Identidade cristã e escolápia. A partir do carisma de Calasanz e a missão específica das Escolas Pias.

TÍTULOS, REGISTROS E CERTIFICAÇÕES
Entidade Beneficente de Assistência Social

Conselho Nacional de Assistência Social

Conselho Estadual de Assistência Social de Minas Geraise do Espírito Santo