São José de Calasanz

Província de Brasil-Bolívia recebe novos religiosos

Província de Brasil-Bolívia recebe novos religiosos

A nova Província de Brasil-Bolívia tem a alegria de receber os seis religiosos das Províncias de África Ocidental e África Central, enviados pelo Padre Geral da Ordem!

 

Três deles já chegaram ao Brasil e estão morando na comunidade religiosa São José de Calasanz, em Belo Horizonte:

 

O Pe. Victorien Sihembile (Senegal) está como ajudante do formador e os juniores Pierre Batcho (Benim) e Thiabo Jean Luc (Senegal) iniciarão os estudos de Teologia no ISTA.

 

Juntamente com o novo Provincial, Pe. Javier Aguirregabiria, estão tendo aulas de Português diariamente.

 

Na casa de formação, também estão morando o junior Ivomar Cordeiro e os pré-noviços Deibson Gouvea e Peterson Valério, vindos da presença escolápia de Serra.

 

Ainda chegarão à presença de Belo Horizonte os jovens Emmanuel Tankeng e Peter Mbuwir, de Camarões. Já o Pe. Frankline Laisin (Camarões) será enviado à presença de Governador Valadares.

 

Pe. Victorien descreve a alegria de fazer parte desta missão:

 

MISSÃO NO BRASIL

Em junho do ano passado, foi a última conversa que tive com o Provincial escolápio da África Ocidental, Padre Christian Djinamoto Ehemba. Durante essa conversa, ele me pediu para ir em missão ao Brasil, porque o Padre Geral queria uma presença lá. Vou com dois de meus irmãos mais novos: Pierre Batcho e Jean Luc Thiabo, que vão estudar teologia.

Esta proposta foi um pouco difícil para nós, porque não sabíamos nada do Brasil. Mas o que me dá coragem é a missão escolápia que vou exercer; este carisma que nosso fundador São José de Calasanz nos deixou, a educação das crianças e dos jovens, sobretudo neste Ano Jubilar dos 400 anos de existência da Ordem. Um ano muito particular para todos os escolápios e nossos colaboradores.

Para chegar ao Brasil, Pierre, Jean Luc e eu tivemos muitas dificuldades mas, hoje damos graças a Deus porque chegamos em paz.

Aproveitamos para dizer muito obrigado ao Padre Geral, Pedro Aguado, por esta iniciativa que permitirá uma boa relação entre o Brasil e a Bolívia e as presenças escolápias da África (Província da África ocidental e da África central).

Muito obrigado também ao Padre Provincial da África ocidental, Christian Ehemba, pela confiança. Hoje, Pierre, Jean Luc e eu somos embaixadores, porque representamos toda a província da África ocidental na província de Brasil-Bolívia.

Muito obrigado a toda a província de Brasil-Bolívia por aceitar nossa presença aqui, ao Padre Juan Maria Puig Lizarraga, antigo Vice-Provincial e ao Padre Javier Aguirregabiria Aguirre, atual Provincial de Brasil-Bolívia.

Enfim, um muito obrigado especial ao Padre Enivaldo João por tudo que faz para nós. Seu serviço, sua disponibilidade, sua paciência, sua humilidade são um grande testemunho escolápio. Muito obrigado, Padre!

Estamos sofrendo com o português mas, esperamos que um dia vamos ter tudo na ponta da língua pela graça de Deus.

É um prazer ficar no Brasil. Muito obrigado!!!

Padre Sihembile Victorien Gaudens MANGA

 

Sejam todos bem-vindos! Que Deus guie os nossos passos e Calasanz nos inspire na realização da missão de educar, anunciar e transformar!

 

Mais fotos