Quem Somos

Evangelizar educando para transformar a sociedade desde os valores de justiça, solidariedade e paz.

Somos uma Ordem Religiosa fundada no século XVII por São José de Calasanz (1557 – 1648) e dedicada a evangelizar mediante a educação crianças e jovens preferencialmente pobres, para o qual nos consagramos com um quarto voto especial.
São José de Calasanz, declarado em 1948 pelo Papa Pio XII “Padroeiro Universal de todas as escolas populares cristãs do mundo”, tem a glória de ter fundado em 1597 “a primeira escola pública gratuita na Europa”. Proclamou o direito à educação de todas as crianças, especialmente as mais pobres e excluídas, sendo perseguido por este motivo. Mas teve um expressivo êxito em seu propósito, pois respondeu aos desafios e necessidades de sua época.
Em 1617, fundou-se a Congregação Paulina de Clérigos Regulares Pobres da Mãe de Deus das Escolas Pias (o nome Paulina vem do Papa Paulo V que a aprovou), que Gregorio XV promoveu a Ordem Religiosa em 1621 com o nome atual. Logo se expandiu por toda Itália e Europa central. Atualmente está difundida em 4 continentes (Europa, Ásia, África e América). Somos mais de 1.300 religiosos.
Por mais de quatro séculos, os Escolápios nos entregamos na missão educativa e, hoje, continuamos oferecendo todos nossos esforços e recursos para a formação integral das crianças, especialmente das mais desamparadas e para a realização dos sonhos e aspirações da juventude. Esta missão não a realizamos sozinhos, a compartilhamos com mais de cem mil leigos e leigas, e com as congregações religiosas femininas e masculinas que formam a grande Família Calasância. Hoje a Escola Pia está formada pela Ordem Religiosa e leigos/as compartilhando plenamente o carisma escolápio (missão, espiritualidade e vida comunitária).