São José de Calasanz

Solenidade homenageará Itaka-Escolápios Serra pelo trabalho em educação fiscal

Solenidade homenageará Itaka-Escolápios Serra pelo trabalho em educação fiscal

 

O Centro Social São José de Calasanz – Itaka Escolápios Serra – foi uma das duas organizações escolhidas pela equipe de Educação Fiscal da Prefeitura de Serra, para receber uma Homenagem na Câmara Municipal, na categoria Educação Infantil. A homenagem é um reconhecimento ao trabalho de educação fiscal realizado na instituição.
 
No primeiro semestre de 2012, o Centro Social recebeu uma equipe da Prefeitura Municipal da Serra, responsável pela Educação Fiscal no Município, que realizou atividades educativas com as crianças e adolescentes ao longo de uma semana inteira.
 
O mesmo trabalho foi realizado em diversas escolas e centros socioeducativos da cidade, sendo alguns convidados a receberem homenagem em categorias diferentes.
 
 
 
 
O que é educação fiscal
 
A Educação Fiscal é um processo que visa a construção de uma consciência voltada ao exercício da cidadania. O objetivo é propiciar a participação do cidadão no funcionamento e aperfeiçoamento dos instrumentos de controles social e fiscal do Estado.
 
O tributo [imposto] é um instrumento que pode e deve ser utilizado para promover as mudanças e reduzir as desigualdades sociais. O cidadão, consciente da função social do tributo como forma de redistribuição da Renda Nacional e elemento de justiça social, é capaz de participar do processo de arrecadação, aplicação e fiscalização do dinheiro público.
 
O Programa Nacional de Educação Fiscal é um instrumento à disposição da sociedade que objetiva:
 
    - Sensibilizar o cidadão para a função socioeconômica do tributo;
    - Levar conhecimentos aos cidadãos sobre administração pública;
    - Incentivar o acompanhamento pela sociedade da aplicação dos recursos públicos;
    - Criar condições para uma relação harmoniosa entre o Estado e o cidadão.