São José de Calasanz

Sonoro Despertar no programa Terra de Minas

Sonoro Despertar no programa Terra de Minas

O programa Terra de Minas, exibido na Globo, no dia 11 de março de 2017, apresentou uma matéria especial sobre o projeto social da Paróquia São Marcos, o Sonoro Despertar!

 

O grupo iniciou no ano 2000, na Paróquia São Marcos (Belo Horizonte) e, desde a sua fundação, está sob a coordenação do Pe. Jesus Guergué e da Prof.ª Celeste Alda.

 

O Projeto se desenvolve na área musical, alternativa privilegiada de vida e alegria; acompanha o desenvolvimento de 140 crianças e adolescentes, a partir dos 8 anos.

 

A flauta doce é o ponto de partida da iniciação. Através da flauta a criança aprende a coordenar a linguagem do instrumento com a linguagem do próprio corpo e desenvolve habilidades como percepção, criação, concentração e sensibilidade.

 

O Sonoro Despertar oferece uma boa formação pessoal e musical para crianças e adolescentes de periferia, visando democratizar o acesso à cultura. Aposta na qualidade artística e no valor educativo da música.

 

Uma boa educação musical favorece a integração social, promove processos de resgate da cidadania e de socialização frente aos riscos que desembocam na marginalização. O projeto oferece um clima educativo baseado em valores humanos capazes de fundamentar um desenvolvimento pessoal, pleno e feliz, despertando aptidões, fomentando a convivência e o amor à cultura e à vida.

 

Desde 2013, Sonoro Despertar faz parte dos Projetos de Extensão da PUC Minas, e recebe o acompanhamento do Departamento de Psicologia (oficinas educativas para flautistas e famílias) e de Comunicação da Unidade São Gabriel.

 

"Ser solidário é gratificante, é emocionante". O Sonoro Despertar proporciona esta bonita experiência, sendo um verdadeiro espaço de cultura e vida!

 

Parabéns a todos os envolvidos!

 

Confira aqui o Sonoro Despertar no Terra de Minas.