CONHEÇA A NOSSA OBRA E O QUE FAZEMOS

Os escolápios, religiosos e leigos, acompanhamos muitas crianças, adolescentes e jovens, para que possam ser felizes na vida e sejam construtores de uma sociedade melhor para toda a humanidade.

Para isso, trabalhamos em diferentes obras, projetos e entidades: centros de educação formal (escolas, universidades...), centros socioeducativos de educação não formal, educação no tempo livre e, especialmente, no Movimento Calasanz, com a etapa também da Juventude Escolápia, paróquias e centros de culto, casas lar, internatos e residências de estudantes, escolas de educadores, recantos e casas de convivência, alfabetização de adultos, reforço escolar, campanhas de sensibilização e solidariedade, orientação social, ajudas de emergência... e muito mais.

Centros educativos

CENTROS EDUCATIVOS - Colégios/Unidades Educativas

São José de Calasanz, no ano 1597, criou a primeira escola gratuita, universal, organizada em graus e disciplinas, básica e profissional, da Europa. Com essa audaz iniciativa, Calasanz se adiantou ao seu tempo, realizando, como experiência histórica, o que depois se converteria no direito universal à educação.

Centros sociais / Centros Calasanz

Um centro social escolápio é uma obra que se orienta a partir da missão escolápia: Evangelizar educando crianças e jovens, preferentemente pobres, para transformar a sociedade. Trata-se de uma obra denominada como de “educação não formal”, que desenvolve as grandes linhas de ação da evangelização, da educação e da transformação social.

Paróquias Escolápias

A paróquia da tradição escolápia

Desde suas origens, a missão dos escolápios concentrou-se principalmente na escola. Porém, outros religiosos foram responsáveis pelo cuidado pastoral dos adultos nas paróquias. Então, Calasanz sempre quis que cada nova fundação tivesse uma igreja aberta para o culto, para que os alunos participassem do oratório e suas famílias pudessem acompanhá-los. Ele mesmo fundou em São Pantaleo, em 1640, a Irmandade de Santa Ana para mulheres, que nada tinham a ver com o ministério da escola.

Casas lares, residências, internatos

Casa Lar - um espaço de transformação e resgate

A Casa Lar abrange um projeto de acolhimento escolápio para crianças e adolescentes que, pelas situações contempladas na Lei (Estatuto da Criança e do Adolescente*), não têm condições de morar com a própria família. Constitui um modelo e exemplo na região de Governador Valadares (BR) e conta com uma equipe multidisciplinar que faz funcionar, com qualidade, o processo de acolhida. Junto com as mães sociais, atuam a psicóloga, assistente social, direção do Centro Social e outros.

Movimento Calasanz

O Movimento Calasanz é uma proposta dos escolápios para criar uma pastoral ou catequese mais viva e evangelizadora, ajudando os participantes a se sentirem mais perto de Jesus, recebendo nos encontros, que acontecem nos grupos de fé, alegria, luz, vontade de viver e de amar ao próximo. Essa proposta pretende organizar a catequese ou pastoral em

Escola de Formação Escolápia

A Escola de Formação Escolápia (EFE) é construída a partir de Itaka Escolápios, envolvendo os sujeitos da missão e sendo articulada desde as Equipes de Presença locais. Essa escola tem como objetivos: crescer nas possibilidades de formação no Brasil e na Bolívia; abrir os horizontes para opções conjuntas na Província e nas Escolas Pias; aproveitar as riquezas de que