ONDE ENCONTRAR OS ESCOLÁPIOS

Anzaldo (CBBA - Bolívia)

A presença escolápia em Anzaldo iniciou-se em 1992, assumindo a Paróquia Apóstolo São Tiago. Logo, a população solicitou aos padres que assumissem a Direção Geral da escola existente, no âmbito do acordo Igreja-Estado. A escola passou a ser Colégio São José de Calasanz, completando os ensinos primário e secundário. Muitos estudantes viviam em locais muito distantes e, para responder a essa situação, os Escolápios criaram o Internato de Málaga, para acolher esses alunos de domingo a sexta-feira, oferecendo apoio educativo e atendimento integral. Hoje, atende a duas paróquias rurais, compostas por mais de 100 pequenas comunidades dispersas pelas serras da região. Agora a missão se completa com o Movimento Calasanz. Neste momento, e praticamente desde a sua criação, a comunidade escolápia é constituída por religiosos e leigos da fraternidade escolápia.

Aracaju (SE- Brasil)

A presença escolápia em Aracaju (SE) é a presença mais nova da província e conta com uma comunidade religiosa. A missão desenvolve-se na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, com três comunidades eclesiais situadas nos bairros Porto Dantas e Loteamento Coqueiral. O Centro Social Santa Terezinha e São José de Calasanz, funcionando nos bairros da paróquia, atende a crianças e jovens, em situação de vulnerabilidade pessoal e social.

Araguaína (TO-Brasil)

Situada no início do território amazônico, a cidade de Araguaína (TO) já conhecia o Carisma de São José de Calasanz por causa da presença das Irmãs Escolápias; foram elas as que propuseram a diversos Bispos convidar os Padres Escolápios para assumirem alguma “Escola paroquial”, junto com a própria Paróquia. O qual se concretizou finalmente quando -ao deixarem as irmãs a Escola São Vicente de Paulo-, o Bispo dom Giovane Pereira de Melo, nos finais do ano 2021, formalizou o convite à Ordem dos Padres Escolápios para assumir essa Escola paroquial e a paróquia do mesmo nome.

Em janeiro de 2022, dois Padres Escolápios, Arilson e José Carlos, iniciaram essa fundação; o primeiro, como Pároco da Paróquia São Vicente de Paulo (SVP) e o segundo, como Diretor da Escola Paroquial SVP.

Belo Horizonte (MG-Brasil)

A presença Escolápia de Belo Horizonte é a primeira fundação em terras brasileiras. Tem início em 1950. Nesse tempo, a Província de Vasconia começa a sonhar com uma frente de missão no Brasil e, então, o provincial, Pe. Juan Manoel Díez, enviou o Pe. Francisco Orcoyen a Belo Horizonte em 16 de julho de 1950. Nessa época, BH era uma cidade de aproximadamente 350.000 habitantes e que, depois de trinta anos, multiplicou sua população por seis, sendo considerada a cidade mais católica do país.

Cocapata (CBBA - Bolívia)

A presença escolápia em Cocapata inicia-se em 2001, a fim de atender à educação e assistência religiosa à Paróquia Virgem do Rosário. Atualmente, os escolápios contam com uma comunidade religiosa, a paróquia, o Colégio Cocapata e o internato Calasanz.

Cochabamba (CBBA - Bolívia)

A presença escolápia em Cochabamba inicia-se em 1997, com a abertura de uma Casa de Formação para atender aos jovens que desejavam ser escolápios. O Pe. Carlos Moreno foi enviado como professor dos aspirantes e juniores até o início de 2008, sendo substituído pelo Pe. Daniel Gonzalez. Em abril de 2007, a Paróquia São Rafael é confiada aos Padres Escolápios, sendo nomeado o Pe. Fernando Gallo como pároco. Posteriormente, assumem a direção geral de quatro unidades educativas de convênio: duas de primária e duas de secundária.

Governador Valadares (MG-Brasil)

A segunda fundação de Presença Escolápia no Brasil se deu em Governador Valadares, no ano de 1952, quando o arcebispo de Diamantina, D. Serafim Gomes Jardim, ofereceu aos escolápios a direção do colégio Ibituruna. Em 1953, iniciou-se uma nova comunidade religiosa nesse colégio, formada pelos religiosos Pe. Francisco Orcoyen, Pe. Teodoro Araiz, Pe. Jesus M. Perea e Irmão João Odria. O Pe. Eulálio Lafuente Elorz se incorporou em julho de 1953, assumindo a direção e sendo o primeiro reitor da comunidade religiosa do Ibituruna.

Santa Cruz de la Sierra (SC - Bolívia)

A Presença Escolápia de Santa Cruz de la Sierra foi uma encomenda direta do Primeiro Capítulo da Província Brasil-Bolívia em dezembro de 2018. Durante 28 anos pertencente aos Padres Salesianos, a presença tinha características muito adequadas ao nosso carisma, no que se refere ao tema educativo e evangelizador, composta, naquela época, pela paróquia São João Bosco, com seis comunidades, e pelo Colégio Domingo Sávio, com quatro Unidades Educacionais. Para a sua fundação, foram enviados a Santa Cruz os religiosos, Padre Primitivo Arnaez Gonzalo e Padre Rubén Plata Ávalos, e o casal de leigos da Fraternidade Escolápia da Venezuela, Caterina Yammin Madira e Jesús Gerardo Espínola Celis.

Santivañez (CBBA - Bolívia)

A presença escolápia em Santiváñez começou em 2016, com o Padre Carlos Aguerrea assumindo a Direção Geral das três Unidades Educacionais: Escola de Educação Infantil e Primária Prudencio Araujo, Escola Secundária Luis Guzmán Araujo e Centro de Educação Alternativa Cristo Rey (CEA) para a formação de adultos e técnicos. Com a incorporação dessas três novas unidades, acaba de ser criada a Rede de Ensino Escolápio, formada, naquela época, pelas nove unidades educativas Escolápias do Departamento de Cochabamba, às quais foram recentemente agregadas as quatro unidades educativas de Santa Cruz.

Serra (ES-Brasil)

A presença Escolápia de Serra abrange o território da Paróquia São José de Calasanz e do Centro Social São José de Calasanz, situados nos bairros: Feu Rosa, Vila Nova de Colares, Ourimar, Nova Zelândia e Boulevard Lagoa.

Escolápios Brasil
Rua Ildefonso Alvin, 131 - Nova Floresta Belo Horizonte/MG - Brasil - CEP: 31140-270
secretariaprovincial@escolapios.org.br
55 (31) 3444-1955