ONDE ENCONTRAR OS ESCOLÁPIOS

Paróquias Escolápias

Paróquias Escolápias

A paróquia da tradição escolápia

Desde suas origens, a missão dos escolápios concentrou-se principalmente na escola. Porém, outros religiosos foram responsáveis pelo cuidado pastoral dos adultos nas paróquias. Então, Calasanz sempre quis que cada nova fundação tivesse uma igreja aberta para o culto, para que os alunos participassem do oratório e suas famílias pudessem acompanhá-los. Ele mesmo fundou em São Pantaleo, em 1640, a Irmandade de Santa Ana para mulheres, que nada tinham a ver com o ministério da escola.

Alguns anos após a morte do Fundador, os escolápios aceitaram algumas paróquias na Europa Central: (Szepes, 1674, Brezno, 1675). No século XVII, a Ordem já tinha cerca de 25 paróquias, sem contar os muitos serviços de tipo missionário que emprestavam a outras paróquias. O próprio São Pompílio trabalhou por dois anos (1760-61) na paróquia de Lugo, confiada aos escolápios.

Sem colocar em questão que o nosso carisma é a educação integral de crianças e jovens, principalmente pobres, não podemos esquecer a longa tradição histórica escolápia na atenção às paróquias e templos com culto público onde os escolápios desenvolveram, com eficácia, o labor apostólico.

Atualmente, os Escolápios atendem a mais de 130 paróquias (algumas muito pequenas, mas outras muito grandes) e cerca de 175 templos com culto público. É uma realidade pastoral em que as Escolas Pias têm a oportunidade de exercitar o ministério escolápio de educar integralmente em piedade e letras e construir uma comunidade cristã escolápia. É uma plataforma de missão muito apropriada "em nações e regiões onde não possamos desenvolver, de outra maneira, nosso apostolado infantil e juvenil" (R 142).

A nossa legislação interna das Escolas Pias permite aceitar novas paróquias, desde que haja o compromisso de ter um "selo calasâncio" (R 143); isto é, que haja uma "atenção especial, com espírito calasâncio, à educação da juventude" (C 100). O estilo calasâncio da paróquia implica, entre outras coisas, a criação de centros de crianças e jovens, a cuidadosa organização da catequese de crianças, adolescentes, jovens e adultos, de preferência pobres. (R 143)

Consciente do número de paróquias assumidas pela Ordem, o 42º Capítulo Geral (1985) publicou um documento que oferece algumas características que as paróquias escolápias deveriam ter, bem como linhas operacionais:

  1. A missão é confiada a uma "comunidade" de religiosos cuja vida é sinal e testemunho dos valores que fazem o Reino de Deus presente no povo cristão (C 25-26).
  2. "A Evangelização" é sua razão de ser e seu objetivo principal, continuando a missão de Jesus (RR III, 88-89, Capítulo Geral. 1969).
  3. "A Catequese" é o meio prioritário para a educação da fé (CC 83, RR 103 e 132).
  4. Preferencialmente cuida de crianças e jovens, fiel ao carisma calasâncio (C 3, 7, 12, 88, R 98, 104- 108, CIC 528-529).
  5. Com uma opção clara para os pobres (C 7)
  6. Desperta comunidades cristãs que crescem constantemente na fé (R 102-103)
  7. Deve ser marcada por uma devoção especial a Maria e Calasanz (C 49 e 58, R 69 e 70).

 Paróquias Escolápias "Em rede"

A "Rede de paróquias escolápias" é a comunhão de paróquias interligadas pelo mesmo projeto inspirado no espírito e no estilo de Calasanz. A rede quer reforçar o projeto pastoral das paróquias já existentes, colocando-as em conexão, para enriquecer-se mutuamente e crescer em identidade escolápia.

São José de Calasanz mostrou grande preocupação para que todas as Casas tivessem um estilo idêntico na organização da comunidade e das escolas, a fim de que um religioso, quando se mudasse de uma casa para outra, encontrasse costumes idênticos em toda parte. (CC 212). Esse princípio de organização pode ser aplicado às paróquias confiadas às Escolas Pias, para que tenham a necessária estabilidade e congruência com as orientações pastorais estabelecidas pela Ordem. 

Os objetivos da rede são:

  1. Destacar o caráter escolápio da pastoral.
  2. Compartilhar recursos e experiências que melhorem a qualidade da missão.
  3. Garantir a estabilidade do projeto pastoral escolápio no tempo, evitando personalismos.
  4. Promover um modelo organizativo da paróquia escolápia.

Perfil da Paróquia Escolápia

O modelo de organização da paróquia é fiel às indicações propostas no Direito Paroquial e leva em conta as propostas de cada diocese a que pertence. O cuidado pastoral da paróquia é confiado à Ordem das Escolas Pias, que o transfere à comunidade (Presença Local Escolápia) local na pessoa do pároco.

Embora o pároco seja responsável pela ação pastoral, ele deve contar com a participação da comunidade (...) à qual a paróquia é confiada. Cada paróquia da rede deve ter um Conselho Paroquial e um Conselho Econômico; ambos presididos pelo pároco, proposto pelo Superior Maior e aceito e nomeado pelo Bispo. O projeto pastoral deve levar em conta o desenvolvimento de, pelo menos, as seguintes áreas pastorais específicas:

  1. Liturgia
  2. Catequese
  3. Pastoral (ais) Social (ais)
  4. Pastoral Familiar
  5. Educação não formal
  6. Movimento Calasanz
  7. Pastoral Vocacional

Na Província Brasil Bolívia, temos paróquias nas presenças escolápias, exceto em Santivañez.

COMO PARTICIPAR

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  • Pode oferecer seu tempo, conhecimento, possibilidades para impulsionar a missão escolápia entrando em contato conosco.
  • Pode pensar e rezar se o Senhor não está chamando você para ser escolápio.

Paróquias Escolápias do Brasil

Paróquia Escolapia Nossa Senhor de Guadalupe - Aracaju/ SE
Paróquia Escolapia São Vicente de Paulo - Araguaína/ TO
Paróquia Escolapia São Marcos - Belo Horizonte/ MG
Paróquia Escolapia Nossa Senhora das Graças - Governador Valadares/ MG
Paróquia Escolapia São José de Calasanz - Serra/ ES

Paróquias Escolapias Bolivia

Paróquia Escolapia Apostol Santiago - Anzaldo/ BO
Paróquia Escolapia San Rafael - Cochabamba/ BO
Paróquia Escolapia Nuestra Señora Virgen del Rosario - Cocapata/ BO
Paróquia Escolapia San Juan Bosco - Santa Cruz de la Sierra/ BO

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